TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empirismo

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  1.090 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Anhaguera

4º semestre em Psicologia

tutor: Ilsenir Mara Soares

Disciplina: Filosofia

Nome: Viviane Fernanda Gonzalez Araujo RA: 8208957096

São Paulo

agosto de 2015

AULA TEMA 5 -ATIVIDADE DE AUTO DESENVOLVIMENTO

Aula tema 05: Conhecimento: subjetividade,sensação e percepção

Responda as seguintes questões:

1- O que é impirismo? Quais suas principais caracteristicas? Dê um exemplo de conhecimento empirico.

2- O que é racionalismo? Quais suas principais caracteristicas? Dê um exemplo de conhecimento racional.

3- Leia o poema

1-Empirismo acredita que as experiencias, nossas vividas que formam nossas ideias e conceitos do mundo que vivemos. O empirismo de Locke fala que  a mente humana é uma folha em branco.

O empirista pelo sentido do nosso corpo é capaz de descobrir oque setem no mundo devido as nossas percepções.

Suas principais caracteristicas são não ter ideias que nasce propriamente nas pessoas e nem ter conceito verdadeiro, não se relacionam com a realidade. O empirista pelo sentidos do nosso corpo é capaz de descobrir o que so tem no mundo, para o o empirista nossos pensamentos e fraquezas são algo que vem do nosso intimo. Precisa-se ver para crer.

Exemplo de empirismo: Ser comprovado que a acupultura ajuda a emagrecer, ajuda nas tensões emocionais  como estresse. Isso comprovado cientificamente pelos terapeutas. a certeza vem do ver , sentir para que se possa atribuir em uma verdade acreditavel e isso usando metodos para a comprovação, metodos experimentais e de resultados satisfatorios para a situação proposta.

O empirismo e tudo que sentimos e vemos e comprovamos para o nosso auto conhecimento.

2- O racionalismo como o proprio nome diz, se da atravez da razão ou do raciocínio. O racionalismo se da pela certeza ou convicção daquilo que se é proposto. Tem como finalidade que tudo oque existe tem uma causa, ou seja tudo e consequencia de acões vivenciadas.

Na Idade Moderna, expandiu- se como corrente filosófica. O racionalismo também era uma linha de raciocínio como operação mental. Ou seja a maneira de pensar, ver calcular ou deduzir para chegar a alguma definição ou conclusão.

Suas principais caracteristicas são a afirmação para obter conclusão se é a verdade ou não. A razão vê verdadeiramente cada coisa, ponderando e compreendendo o forma de raciocínio. a razão compreende as regras e os principios que conhecemos e vivenciamos, em cada lugar de que passamos ou vivemos. Para o racionalista não conseguimos colocar em pratica as coisas sentidas.

Exemplo de conhecimento racional: O racionalismo age com o pensamento não com o coração.Para o racionalista a razão e algo seguro. O racionalismo enfatiza a razão com o real o natural, a capacidade de pensar e raciocinar em virtude do que se sente ou seja a vontade.

3- O poema o Guardador de Rebanho é mas voltado ao filosofo Descartes, sendo racionalista por ver e sentir como a forma de pensa. O poeta vê a realidade em sua forma de pensar. O poeta vê a realidade em sua propria verdade que lhe e proporcionada. Ele vê tambem o real no mundo a sua volta atravez dos seus sentidos e de seu olhar observador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com