TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas que lidam com a responsabilidade social

Tese: Empresas que lidam com a responsabilidade social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Tese  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE PROPOSTA

1. Empresas que praticam Responsabilidade Social

Jequiti Cosméticos

 Como é RSE é voltada na melhoria de qualidade do relacionamento com seus diversos públicos-alvo, é usada como estratégia de marketing de relacionamento, especialmente com clientes, fornecedores e distribuidores.

 A imagem institucional da empresa é melhorada, pois os torna-se uma empresa-cidadã. Essa melhoria de imagem justifica investimentos em outras ações sociais.

 Estratégia de valorização das ações da empresa (agregação de valor), melhorando a reputação da empresa.

 Retenção de talentos e aumento de produtividade, pois as ações são focadas nos colaboradores e nos seus dependentes. Com o objetivo de satisfazê-los. A capacitação profissional dos membros da comunidade e empregados da empresa estão inseridas neste contexto.

 Proporcionar o status para a empresa de "socialmente corretos".

 Definir novas formas de inserção na comunidade, pois sempre está aprimorando suas relações com a sociedade e atuando no desenvolvimento local, junto com outras entidades comunitárias e o próprio governo.

 A empresa, mediante suas ações, ajuda seus colaboradores a se a tornarem verdadeiros cidadãos e contribui para a promoção da cidadania na sociedade e na comunidade.

 A empresa investe em programas de educação e preservação do meio ambiente, e conseqüentemente, torna-se uma difusora de valores e práticas ambientalistas.

Microsoft

A Microsoft materializa o seu compromisso para com o desenvolvimento do país num conjunto de iniciativas de intervenção cívica, com objetivos claros de cidadania e responsabilidade social, através dos quais pretende responder às necessidades das pessoas e comunidades em todo o mundo.

Neste âmbito e a par do crescimento da empresa, a Microsoft tem vindo a ampliar esse compromisso a organizações públicas e privadas, a organizações sem fins lucrativos e ao governo com o intuito de unir esforços para contribuir, de forma efetiva e sustentável, para a criação de oportunidades, para a integração e para o reforço da competitividade do país, em diferentes esferas da sociedade, colocando todo o potencial da tecnologia ao serviço deste compromisso.

 Trabalho com a comunidade: “Na Microsoft temos o compromisso de ajudar pessoas a desenvolverem o seu pleno potencial”.

 Microsoft YouthSpark: Capacitar os jovens para um futuro melhor. O Microsoft YouthSpark é uma iniciativa global, que lançámos também em Portugal, criada para gerar oportunidades para centenas de milhões de jovens em todo o mundo. Através de parcerias com governos, organizações sem fins lucrativos e empresas, pretende-se capacitar a juventude a imaginar, criar e realizar o seu potencial pleno através do seu contacto com melhores oportunidades de ensino, emprego e empreendedorismo. Queremos capacitar os jovens para um mundo melhor.

 ONGs: A Microsoft disponibiliza às Organizações Sociais duas formas de acesso às tecnologias de comunicação e informação (TICs), com o intuito de contribuir para a otimização dos seus processos diários, tornando-as cada vez mais produtivas e eficientes.

A primeira forma de acesso são Office Web Apps disponíveis na Internet; A segunda envolve o Programa de doação de software que beneficia diretamente organizações sociais sem fins lucrativos, em todo o mundo.

Nestlé

Em todos os países onde opera, as atividades da Nestlé se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ação coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelece oito macro-objetivos para a sustentabilidade do planeta:

Acabar com a fome e a miséria

2. Educação básica de qualidade para todos

3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde das gestantes

6. Combater a aids, a malária e outras doenças

7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

A Nestlé também trabalha conforme os princípios do Pacto Global, iniciativa pela qual a ONU propõe à comunidade empresarial o desafio de apoiar mundialmente a promoção de valores fundamentais nas áreas de Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção Ambiental e Combate à Corrupção.

Volkswagen

A Fundação Volkswagen foi criada no Brasil em 1979 pela matriz alemã, seguindo os princípios que norteavam a empresa de incentivo às práticas sociais voltadas a seus empregados e à comunidade em geral. Tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas nas comunidades de baixa renda e a qualidade da educação pública.

A estratégia de atuação da Fundação Volkswagen baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

Atualmente, são 10 projetos divididos em dois pilares de investimento: educação e desenvolvimento social.

 No pilar Educação estão reunidos os projetos de formação continuada de professores e gestores de escolas públicas, além de técnicos das secretarias municipais de ensino.

 O pilar Desenvolvimento Social foi criado em 2008 a partir de oportunidades internas da própria empresa para contribuir com o desenvolvimento das comunidades com altos índices de vulnerabilidade social no entorno das fábricas.

Dupont Por mais de 200 anos, a DuPont trouxe ciência e engenharia de classe mundial para o mercado global por meio de produtos, materiais e serviços inovadores. Nossa inovação orientada ao mercado introduz milhares de novos produtos e aplicações patenteadas todos os anos, servindo mercados diversos como agricultura, nutrição, eletrônicos e comunicações, segurança e proteção, casa e construção, transporte e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com