TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemia Da Dengue

Pesquisas Acadêmicas: Epidemia Da Dengue. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

GELIANI MORAES DA SILVA

FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO-FIMCA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL, 2º PERÍODO

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

EPIDEMIA DE DENGUE NA CAPITAL, PORTO VELHO

PORTO VELHO/RO

2013

INTRODUÇÃO

O projeto dengue abrange várias ações da doença – AEDYS EGIPTES, com constante vigilância e bloqueio imediato de focos e criadouros detectados. Esta ação é fundamental para evitar a proliferação do mosquito e,consequentemente, interromper a cadeia de transmissão e disseminação da dengue.

Outras práticas preventivas e ações educativas junto à população compõem o leque de intervenções realizadas por técnicos capacitados para o combate da doença no município, além da investigação epidemiológica de todo caso suspeito.

JUSTIFICATIVA

Este projeto justifica-se, devido ao grande número de pessoas contaminados pelo vírus da dengue nesta cidade, apesar de grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do município. Neste contexto, a nossa cidade resolveu abraçar e disseminar campanha nos bairros da cidade,com o fim de despertar as comunidades para o risco que ocorrem ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDYS EGIPTES .

OBJETIVOS

-Conscientização as comunidades escolar e familiar de sua responsabilidade no combate ao mosquito AEDYS EGYPTE;

-Despertar nas pessoas o espírito combativo frente ao problema da dengue.

REVISÃO DE LITERATURA

A dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus.O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito AEDES AEGYPTI.

Tipos da doença e sintomas

A doença pode se manifestar de suas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.

Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta,dores de cabeça, nas contas e na região atrás dos olhos.A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas,a partir do décimo dia.Neste caso, dificilmente acontecem complicações porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca.

Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico.Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos de choque circulatório .Não ocorrendo o acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.

No verão essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra ótimas condições de reprodução. Nesta estação do ano, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumenta e melhora o habitat ideal para a reprodução do Aedes Aegyti: a água parada.Lara,pneus,vasos de plantas,caixas d’água e outros locais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com