TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquizofrenia

Projeto de pesquisa: Esquizofrenia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 9

A Esquizofrenia

Resumo

O objetivo desse artigo é discorrer sobre a Esquizofrenia, referente ao módulo PINESC e o estágio realizado no Centro de Atenção Psicossocial II – Unidade de referência para atendimento e acompanhamento ambulatorial multiprofissional para usuários adulto e portadores de transtornos mentais severos. O artigo abordará os conhecimentos relevantes sobre a Esquizofrenia e seus subtipos, características e co-morbidades associados. Além de descrever o funcionamento do CAPS II Planalto e apresentar o plano de ensino do módulo PINESC.

Palavras- Chave: CAPS, Esquizofrenia, Transtornos Mentais.

Abstract

The aim of this paper is to discuss about Schizophrenia, referring to the module PINESC and training held at the Center for Psychosocial Care II - Reference unit for care and outpatient multidisciplinary for adult users and people with severe mental disorders. The paper will address the relevant knowledge about schizophrenia and its subtypes, characteristics and associated co morbidities. Besides describing the operation of CAPS II Planalto and submit the syllabus module PINESC.

Key Words: CAPS, Schizophrenia, Mental Disorders.

Introdução

O módulo Programa Interinstitucional de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, (PINESC) tem como principal objetivo integrar os acadêmicos à atenção especializada de saúde, para que os mesmos possam conhecer o Programa de Saúde Mental. É de fundamental importância que os acadêmicos interajam e compreendam o contexto social, cultural e econômico da comunidade e das pessoas que freqüentam as Unidades Especializadas de Saúde. O PINESC proporciona aos acadêmicos um contato maior com a prática de trabalho, possibilitando uma vasta compreensão do que se é aprendido teoricamente.

O PINESC também proporciona um estágio nos Centros de Apoio Psicossociais (CAPS). Os CAPS são instituições em que o objetivo principal é o de acolher pacientes com transtornos mentais graves, visando e auxiliando na integração social e familiar desses pacientes. Os serviços da instituição colaboram para uma melhora na vida dos pacientes e lhes oferecem atendimento médico especializado e multiprofissional com médico psiquiatra, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, educador físico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Existem vários tipos de CAPS, cada um é responsável por atender uma demanda especifica de pacientes e cada CAPS possui uma estrutura, tipos de profissionais e atividades terapêuticas correspondente ao tipo de paciente que é atendido, mantendo a singularidade e igualdade de cada um.

O CAPS II tem como objetivo oferecer atendimento diário aos pacientes com transtornos mentais severos e persistentes. Este CAPS oferece uma série de procedimentos e atividades com os pacientes que vão de atendimento individual até grupos terapêuticos e oficinas terapêuticas, na qual o paciente pode escolher entre as atividades, gerando autonomia ao mesmo. Essas propostas de atendimento favorecem uma significativa melhora na condição de vida do paciente, fazendo-o capaz de realizar atividades cotidianas graças à autonomia adquirida.

Justificativa

O artigo em questão foi solicitado pela Professora e Coordenadora do módulo PINESC, Psicóloga Cleudir Barbier, fazendo parte de uma avaliação parcial da disciplina Pinesc, avaliado juntamente com a preceptora Fabíola Rottili Brandão, Psicóloga responsável do estágio supervisionado no CAPS II. Relacionando a ligação entre a teoria e práticas realizadas e vivenciadas na instituição.

Desenvolvimento

A Esquizofrenia atinge cerca de 1% da população, normalmente inicia-se antes dos 25 anos de idade, persiste por toda a vida e afeta pessoas de todas as classes sociais (Sadock B, Sadock. V). Engloba um grupo de transtornos com etiologias heterogêneas e o diagnóstico de esquizofrenia baseia-se fundamentalmente na história psiquiátrica e no exame do estado mental, uma vez que não existe um exame laboratorial para tal condição. Existem importantes áreas do cérebro para a fisiopatologia da esquizofrenia, particularmente o lobo frontal, a amígdala, o hipocampo, o giro para-hipocampal e o cerebelo.

De acordo com o DSM-IV-TR a esquizofrenia é uma perturbação com duração mínima de 6 meses e inclui no mínimo 1 mês de sintomas da fase ativa (i. é, dois [ou mais] dos seguintes: delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento amplamente desorganizado ou catatônico, sintomas negativos).

Os sintomas característicos da Esquizofrenia envolvem uma série de disfunções cognitivas e emocionais que acometem a percepção, o raciocínio lógico, a linguagem e a comunicação, o controle comportamental, afeto, a fluência e produtividade do pensamento e do discurso, a capacidade hedônica, a volição, o impulso e a atenção.

Os principais sintomas positivos das síndromes esquizofrênicas são: 1)Alucinações, ilusões ou pseudo-alucinações auditivas (mais freqüentes), visuais ou de outro tipo. 2)Idéias delirantes, de conteúdo paranóide, auto referente. 3)Comportamento bizarro, atos impulsivos .4)Agitação Psicomotora. 5)Idéias bizarras, não necessariamente delirantes. 6)Produções lingüísticas novas como neologismo e parafasias (Dalgalarrondo.P , 2000).

Os Individuos Esquizofrênicos podem apresentar um afeto inadequado emitindo sorrisos e risos ou expressões faciais tolas , na ausência de estímulos adequados,geralmente é um dos aspectos que definem o tipo desorganizado ou hebrefênico.

A Anedonia é comum e se manifesta por uma perda de interesse ou prazer. O humor disfórico pode assumir a forma de depressão, ansiedade ou raiva. Pode haver perturbações no padrão de sono (p.ex., dormir durante o dia e permanecer ativo ou inquieto à noite). O Individuo pode demonstrar falta de interesse por alimentar-se ou recusar alimentos como conseqüência de crenças delirantes. Com freqüência, existem anormalidades da atividade psicomotora (p. ex., vaguear, balançar-se ou imobilidade apática). Dificuldades de concentração, atenção e memória são freqüentemente evidenciadas.

Os indivíduos esquizofrênicos em sua maioria têm um insight pobre com relação ao fato de saber que sofrem de uma doença psicótica. Evidências de várias pesquisas sugerem que é uma manifestação da doença psicótica em si, que pode ser comparada à ausência de consciência de déficits neurológicos, que é presenciada nos acidentes vasculares cerebrais (AVC), denominada de anosognosia.

.A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com