TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Esquizofrenia

Pesquisas Acadêmicas: O Que é Esquizofrenia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDADE I

CURSO DE DIREITO

PSICOLOGIA FORENSE

ELIAS HERNANE AZEVEDO – RA 8208963558

CAMPINAS/SP

2014

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDADE I

CURSO DE DIREITO

PSICOLOGIA FORENSE

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Psicologia Forense do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade I, sob a orientação da Professora Isabella Silveira.

CAMPINAS/SP

2014

1. O que é Esquizofrenia

Esquizofrenia é considerada pela psicopatologia como um tipo de sofrimento psíquico grave, caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade. É uma doença psiquiátrica endógena, que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. A pessoa pode ficar fechada em si mesma, com o olhar perdido, indiferente a tudo o que se passa ao redor ou, os exemplos mais clássicos, ter alucinações e delírios. Ela ouve vozes que ninguém mais escuta e imagina estar sendo vítima de um complô diabólico tramado com o firme propósito de destruí-la. Não há argumento nem bom senso que a convença do contrário.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM) é um transtorno psíquico severo caracterizado por dois ou mais dentre o seguinte conjunto de sintomas por pelo menos um mês: alucinações visuais, sinestésicas (alucinação real de um objeto que não existe) ou auditivas, delírios fala desorganizada (incompreensível), catatonia (perturbação do comportamento motor) e/ou sintomas depressivos.

2. Funções Mentais Superiores Abordadas

Conforme o texto indicado para leitura e posterior elaboração do texto, apresentamos nossas observações com relação às funções mentais superiores encontradas no laudo de exame psicopatológico para verificação de sanidade mental – Processo 987/93 – Vara do Júri e Execuções Criminais da Comarca de Campinas – SP.

Sensação

Percebemos na leitura do laudo apresentado que, o comportamento do examinado foram motivadas por sensações vividas de forma intensa. Sensação de perseguição que o levou a adquirir armas e consequentemente andar armado para, se proteger de seus supostos perseguidores.

Sensação de ser seguido pela policia política, com o objetivo de prende-lo.

Sensação de perseguição política na universidade, motivada por sua capacidade intelectual.

Percepção

No relato que descreve as mudanças de residência, identificamos que os motivos alegados pelo examinado estão diretamente ligados a percepção, como descreve o perito:

[...] todos estariam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com