TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estes Amigos Podem Ajudar A Chegar Ao Próximo Epis

Trabalho Universitário: Estes Amigos Podem Ajudar A Chegar Ao Próximo Epis. Pesquise 788.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Asfaltos Oxidados por Catálise (Concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ)

È formado por uma substância ligante (geralmente, o cimento asfáltico de petróleo, proveniente da destilação do petróleo) e por areia ou brita. A homogeneização dos agregados miúdos e graúdos com o CAP é realizada é feita em uma usina de asfalto, por meio da usinagem à quente. A mistura é levada até o local de sua aplicação por caminhões equipados, sendo lançada por um equipamento denominado vibroacabadora. Logo depois de ser aplicado ao piso, esse tipo de pavimento é compactado por rolos compressores até que chegue à densidade determinada em projeto.

O mastique, um tipo comum de asfalto que serve para pavimentação, contém um menor teor de betume do que as outras formas de asfalto mencionadas anteriormente. Esse produto é usado para a produção de asfalto utilizado no revestimento de estradas e ruas, mas também em coberturas e pavimentos. O mastique SMA, outra variedade, está se tornando cada vez mais popular como uma alternativa ao asfalto laminado. Seus benefícios incluem propriedades antiderrapantes e, mesmo na ausência de bolhas de ar, se ele for aplicado inadequadamente, pode acabar tornando os pisos mais escorregadios do que o normal.

Influência da temperatura nas propriedades físicas do asfalto

Todas as propriedades físicas do asfalto estão associadas à sua temperatura. O modelo estrutural do ligante como uma dispersão de moléculas polares em meio não-polar ajuda a entender o efeito da temperatura nos ligantes asfálticos.

Em temperaturas muito baixas, as moléculas não têm condições de se mover umas em relação às outras e a viscosidade fica muito elevada; nessa situação o ligante se comporta quase como um sólido. À medida que a temperatura aumenta, algumas moléculas começam a se mover podendo mesmo haver um fluxo entre as moléculas. O aumento do movimento faz baixar a viscosidade e, em temperaturas altas, o ligante se comporta como um líquido. Essa transição é reversível.

Um dos critérios mais utilizados de classificação dos ligantes é a avaliação da sua suscetibilidade térmica, por algum ensaio que meça direta ou indiretamente sua consistência ou viscosidade em diferentes temperaturas.

Portanto, todos os ensaios realizados para medir as propriedades físicas dos ligantes asfálticos têm temperatura especificada e alguns também definem o tempo e a velocidade de carregamento, visto que o asfalto é um material termoviscoelástico.

Para se especificar um determinado asfalto como adequado para pavimentação, a maioria dos países utiliza medidas simples de características físicas do ligante, pela facilidade de execução nos laboratórios de obras. As duas principais características utilizadas são: a “dureza”, medida através da penetração de uma agulha padrão na amostra de ligante, e a resistência ao fluxo, medida através de ensaios de viscosidade.

Acrescentaram-se ao longo dos anos nas especificações alguns outros critérios de aceitação que são associados a ensaios empíricos, que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com