TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Família Reconstituida

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura de família reconstituída:

Estrutura do modelo etapas:

Casamento- morte- reconstituição familiar

                       ou

Casamento- conflito familiar- divórcio- reconstituição familiar.

NECESSÁRIO QUE SE TENHA UMA ESTRUTURA INTEGRADORA.

Para CARTER E MCGOLDRICK, “todos nós carregamos para nossos novos relacionamentos a bagagem emocional de questões não resolvidas de relacionamentos passados importantes”.

O sistema familiar integrado pelo novo núcleo que se constitui articulado como vários subsistemas familiares anteriores, compreendendo o lar do genitor e os de parentes afins de cada um deles, tanto como os parentes do padrasto e da madrasta. Isto implica que existem duas famílias reconstituídas para cada criança cujos pais voltam a casar. Não é mais a partir do casal que se caracteriza a família, mas das crianças, elas mesmas, porque é o espaço de sua circulação que define a família reconstituída.

Naffah Neto (2003) destacou que a única possibilidade de o novo casamento ter um recomeço eficaz, e com possibilidade de amadurecimento, é quando é requerida a experimentação da dor e a elaboração do luto, das relações que o antecederam. Pois é muito difícil para qualquer parceiro elaborar o passado do outro por sentir-se excluído e mais difícil ainda para os filhos destes parceiros aceitarem o presente e futuro dessa nova relação com o novo (a) parceiro (a) de seu pai/mãe e respectivos filhos e ainda enfrentar a triste realidade da separação.

Dificuldades:

Autoridade: Como utilizar? Como educar os enteados?

Muitas vezes o novo casal fica sem saber como utilizar a sua autoridade

 com os enteados. Questionam-se até que ponto podem interferir na educação dos enteados? Ou, os padrastos e as madrastas não sabem se têm direito de colaborar com a educação dos enteados, e ficam indecisos. Porém terá que ser construída tendo e baseada em uma relação de respeito e no papel que é exercido na nova família.

Em nossa sociedade, as funções de pai, mãe, filhos e irmãos são claramente definidas, o que não ocorre em relação às funções de madrastas, padrastos e enteados que não possuem um vinculo biológico ou legal, acarretando no o enfraquecimento do papel de autoridade entre si.

Distanciamento

Muitas vezes percebe-se em uma família recasada, duas famílias vivendo no

mesmo ambiente, uma distante da outra. No caso da família em questão, não houve uma inclusão de todos os membros, nem por parte do casal e nem dos filhos de ambos. Cada cônjuge vive as vezes com seus filhos de forma separada, duas famílias vivendo na mesma casa. Ou seja, dentro de mundos separados, cada qual com sua cultura, criação, segredos, desejos, objetivos, angústias, perdas, etc.

Novas Regras

Deverão definir as novas regras condutoras da dinâmica familiar no que diz respeito a criação de vínculos, adaptação ao novo ciclo, mudanças nas relações, experiências conjugais anteriores trazidas para a nova relação, desencadeando a repetição de padrões antigos, cultura familiar, filhos dos parceiros, segredos, conflito de papéis: padrasto e madrastas. Esse conjunto de fatores pode interferir na constituição da nova estrutura familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com