TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo

Resenha: Estruturalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Resenha  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  753 Visualizações

Estruturalismo

É uma linha de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações.Representou a maior revolução metodológica nas ciências humanas nos últimos cinquenta anos. O estruturalismo propõe é o abandono do exame particular das obras, tomando-as como manifestação de outra coisa para além delas próprias.Uma modalidade de pensar e um método de análise praticando nas ciências do século XX, especialmente nas áreas das humanidades. A característica do estruturalismo centrou-se não no discurso próprio mas nas regras e não convenções subjacentes que permitiam a língua operar.

Funcionalismo

O funcionalismo é um ramo da antropologia que pretende explicar aspectos da sociedade em termo de funções realizadas ou suas consequências para sociedade como um todo.

A ideia de função tem um papel muito importante no funcionalismo, modelando o desenvolvimento de toda a análise funcional. De fato, o funcionalismo é basicamente o estudo das funções e suas consequências. Segundo as teses de Talcott Parsons, a sociedade e a respectiva cultura formam um sistema integrado de funções. Ao mesmo tempo em que ocorria o choque da revolução behaviorista, desenrolava-se, nos domínios da ciência política, o processo de recepção das idéias de função, estrutura e de sistema, principalmente a partir das teorias gerais da antropologia e da sociologia. Na sociologia e na antropologia sociocultural, o funcionalismo (também chamado análise funcional) é uma filosofia sociológica que

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com