TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUNCIONALISMO E O ESTRUTURALISMO

Exames: O FUNCIONALISMO E O ESTRUTURALISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  1.663 Visualizações

Página 1 de 3

O FUNCIONALISMO

O Funcionalismo foi o primeiro sistema de psicologia, apesar de ser considerado oposição sistemática a Psicologia titcheneriana e a Psicologia experimental de Wundth, o funcionalismo continuou a situar os estudos psicológicos no campo das Ciências Naturais, próximos a Biologia e a teoria de Darwin, com ênfase nas variações individuais e na observação naturalista. Mas os funcionalistas iam além dessas teorias, pois ela não lhes dava respostas às suas questões, o que e como a mente produz. A visão que se tornou o ponto central do funcionalismo americano foi à teoria de que a psicologia não tem como meta a descoberta dos elementos da experiência, mas sim o estudo sobre a adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente.

Para o funcionalismo os psicólogos deveriam estudar o condicionamento dos processos mentais das crianças, dos animais, a anormalidade e as diferenças individuais entre as pessoas ao invés de tentar entender o conteúdo consciente. Para isso deveriam utilizar a introspecção informal, a auto-observação o auto - relato e métodos objetivos.

O ponto principal do funcionalismo diferente do estruturalismo e para que serve a mente e não o que é a mente.

A principal figura do funcionalismo foi William James, sua grande teoria é a teoria das emoções onde o questionamento era se a experiência subjetiva de um estado emocional antecedia a expressão ou a ação corporal física.

James inverteu essa ordem e afirmou que a reação física ocorre antes do surgimento da emoção, principalmente das emoções consideradas “grosseiras” como o medo, a ira, a dor e a compaixão.

Por exemplo, vemos um animal, corremos e, então, vivenciamos a emoção do medo, demonstrada por aceleração do ritmo cardíaco, tensão muscular etc.

James também se interessava muito por assuntos místicos e foi muito criticado por isso.

James não gostava do método de experimentação em psicologia e pouco fez nessa área.

O modo de ser funcionalista sumiu como escola autônoma, mas continuou no behaviorismo e é muito evidente em alguns psicólogos atuais.

O ESTRUTURALISMO

Psicologia é a ciência da consciência ou da mente, demonstra que a mente é a soma dos processos mentais.

O objetivo é descobrir quais os elementos mentais, o conteúdo e a sua estrutura.

Segundo Titchener os elementos da mente são: sensações, imagens, afeições e sentimentos.

Titchener exclui o estudo com crianças e ou animais, ele também não permitia a aplicação da psicologia em termos práticos.

O objeto de estudo do estruturalismo eram os estados de consciência – sensação.

Partindo das sensações, a consciência conseguia produzir ideias.

Os elementos da consciência eram imutáveis, era compatível o reconhecimento dos elementos simples da consciência e a afirmação de que a mente consciente tem capacidade para proceder a uma síntese desses elementos em processos cognitivos de nível mais elevado.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com