TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da síndrome de Burn Out

Trabalho acadêmico: Estudo da síndrome de Burn Out. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Hoje em dia o tipo de estresse mais ocorrente na população mundial é o produzido pelas atividades profissionais, as pessoas estão exigindo cada vez mais de si mesmas visando um bom rendimento no trabalho.

As exigências constantes sobre o ser humano no ambiente de trabalho geram um conjunto de emoções negativas que afetam os indivíduos. O famoso profissional multitarefa recebe uma pressão tão grande que costuma afetar também a vida pessoal e a saúde. Com isso acaba tendo um desempenho abaixo das expectativas nas atividades realizadas.

Um levantamento da International Stress Managemente Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) aponta o Brasil como o segundo país do mundo com o maior nível de estresse do mundo. De cada dez trabalhadores, três pelos menos sofrem da chamada síndrome de Burn Out, esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente profissional.

A Síndrome do Burn Out, que em inglês significa queimar por completo, é o último nível de estresse. Ele se caracteriza por esgotamento mental intenso, principalmente por pressões no ambiente de trabalho.

Vivemos hoje em um mundo com muitos desafios e obstáculos e acabamos priorizando nossas atividades profissionais, neste mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo a saúde e o bem estar são esquecidos.

O estresse é um dos principais motivos que prejudicam nosso rendimento no trabalho e nossa qualidade de vida, assim podemos definir o estresse como uma entidade que causa transtornos mentais e físicos onde o individuo perde a capacidade de distinguir experiências reais das suas expectativas pessoais.

A proposta inicial deste projeto de pesquisa é entender como as empresas podem trabalhar para diminuir o nível de estresse de seus colaboradores. Quais ações podem ser colocadas em pratica para que a empresa consiga diminuir os problemas com saúde e com o rendimento dos seus colaboradores.

Através desta pesquisa pretendemos obter informações que sejam relevantes nas tomadas decisões dos gestores e que façam realmente a diferença no ambiente de trabalho.

1 – O PROBLEMA DA PESQUISA:

Considerando as observações citadas na introdução deste projeto piloto de pesquisa de mercado e de acordo com o impacto com que este problema se apresenta na sociedade nos dias de hoje. Estamos propondo uma análise profunda junto a colaboradores, gestores e profissionais da área de saúde a fim de ter informações seguras e delas sugerir mudanças significativas nos diversos ambientes de trabalho das empresas.

1.1 – Delimitação do problema apresentado: A principal pergunta a ser respondida esta relacionada à forma como as empresas se comportam hoje em dia. Qual é o peso real deste problema para os gestores? Como a empresa pode trabalhar para diminuir o estresse no trabalho?

1.2 – Objetivos do estudo: Este trabalho tem como objetivo verificar os níveis de estresse dos colaboradores da empresa, além de identificar os principais agentes estressores atuantes na organização e propor alternativas que visem minimizar os efeitos do estresse no ambiente organizacional. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo exploratório, por estudar as características de um grupo.

1.3 – Objetivo Geral: Realizar uma pesquisa para avaliar como as empresas lidam com o estresse na organização e quais ações podem ser feitas para combatê-la.

1.3.1 - Objetivos Específicos:

- Saber qual é real importância com que o problema é tratado;

- Análise para implementação de planos de ações que busquem atenuar os efeitos causados pelo estresse

- Busca de informações sobre a atuação da saúde ocupacional dentro das organizações como apoio no combate ao estresse.

2- JUSTIFICATIVA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA A EMPRESA E PARA PÚBLICOS INTERESSADOS NA TEMÁTICA:

Atualmente, as organizações vivem períodos de avanço tecnológico e competitivo, inerentes ao mundo globalizado, diferenciando-se através do seu capital intelectual. As mudanças nos cenários organizacionais provocam uma sobrecarga física e mental nas pessoas e as exigências e tensões atingem, os colaboradores.

As pressões para resultados e os desgastes emocionais no ambiente profissional, tornam os profissionais vulneráveis às doenças ocupacionais, principalmente o estresse.

Da mesma forma que a dor é um sinal de que algo no corpo não está bem; conflitos internos, falta de motivação, absenteísmo, rotatividade e queda na produtividade, são também sinais de alerta na organização. Assim como a pessoa necessita da investigação do problema e tratamento, as empresas também necessitam investigar a origem dos seus problemas e buscar meios para solucioná-los, senão, também acabam adoecendo.

Investigar as causas do estresse, proporcionar condições para tentar diminuir seus efeitos, providenciar tratamento, quando necessário, são questões que precisam a ser amplamente discutidas dentro das organizações.

Esta pesquisa contará com um grupo de pesquisadores da UNIJUI, que estão concluindo o curso superior em Gestão Comercial, desta forma a empresa disposta a participar da pesquisa não terá que disponibilizar verba orçamentária. As empresas escolhidas para a análise deverão estar localizadas na cidade onde o polo da universidade fica instalado.

2 - REFERENCIAL TEÓRICO:

Visando o estudo proposto para a aplicação deste projeto de pesquisa e levando em consideração os pontos já apresentados é de extrema importância expor as referências teóricas relevantes a este tema.

Segundo o dicionário Michaelis (2006, p. 783), o trabalho é definido como “[...] exercício material ou intelectual [...] atividade remunerada ou assalariada, serviço, emprego, local onde se exerce tal atividade.” Durante todo o processo histórico, o trabalho atuou na vida do homem de forma significativa, tornando-o capaz de construir a própria realização pessoal e social.

O trabalho passou a ter importância fundamental na vida do ser humano, o qual buscou seu aprimoramento e valorização a partir de uma nova visão das atividades desenvolvidas.

A mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com