TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas de atenção

Abstract: Etapas de atenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/1/2015  •  Abstract  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia

Psicologia: é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais (sentimentos, pensamentos e razões), procura descrever e explicar todos os aspetos do pensamento, sentimentos de perceções das ações humanas.

Psicologia pura: investigação sobre os comportamentos e processos mentais.

Psicologia aplicada, variantes: clínica, educacional, organizações e social, criminal, social e comunitária.

Heretariedade

Heretariedade e meio: transmissão de informações genéticas de uma geração para a seguinte.

Heretariedade genética: ciência biológica que tem por objeto o estudo dos fenómenos e das leis da transmissão hereditária (considerando os genes) dos carateres e a variação destes.

Heretariedade Especifica: conjunto de genes genéticos responsáveis pelas características que integram os indivíduos de uma espécie diferenciando-a de outra.

Ex: as abelhas constroem colmeias; as aves migram sazonalmente.

Genótipo: conjunto de genes que herdamos; o nosso património genético ( o que nos constitui)

Fenótipo: conjunto de características que observamos num individuo todas as características fisiológicas e psicológicas de individuo que resultam da alteração do genótipo e do meio ( nosso património genético + o meio)

Atenção

Na perspetiva de que o ser humano é um processador ativo da informação é desde logo incutida a noção de que a perceção não é um mero registo passivo da informação que chega aos nossos sentidos, havendo sempre uma seleção e interpretação dessa informação. O ser humano é uma parte ativa e seleciona a informação.

Atenção auditiva: pesquisas de atenção auditiva estão centradas em tarefas dicóticas ( quando conseguimos absorver informação). É focada no nosso sentido de audição, capacidade de destingir estímulos sonoros.

Atenção visual: temos uma grande limitação em captar o que nos rodeia. Somos capazes de captar uma enorme quantidade de informações mas se não tivermos com atenção essa informação é perdida em grande parte. Ao escolhermos onde fixamos a nossa atenção, estamos também a escolher dar o máximo processamento visual a essa parte do campo.

Atenção Involuntária: é aquela que surge naturalmente não dependendo do nosso esforço, pois é imposta por si mesma, surgindo em momentos inesperados.

Atenção voluntária: é a que resulta de uma concentração activa e deliberada do conhecimento num objecto, ou seja está ligada às motivações, interesses e expectativas.

Etapas da atenção

Recepção de informação: encontro entre as fontes de energia com receptores sensoriais mais ou menos especializados. Esses receptores são sensíveis a certos valores e a certas formas de energia, há receptores especializados para cada tipo de estimulação.

Estimulo: apresenta um valor de energia que encontra-se dentro dos limites captáveis pelo receptor e se dirige ao receptor adequado. Essa energia física é transformada em fluxo nervoso que vai atingir o sistema central.

Percepção:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com