TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS PROPOSTAS

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS PROPOSTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.589 Palavras (19 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca apresentar de maneira geral as etapas que envolvem um trabalho de auditoria direcionado às disponibilidades de uma empresa. Seu objetivo é apresentar um modelo de planejamento de trabalho onde possam ser observadas as principais características da empresa e as áreas que o auditor, quando da execução de seu trabalho, deva dispensar maior prioridade a fim de assegurar sua opinião. Ao mesmo tempo procura demonstrar as normas e procedimentos que devem ser observados, bem como outras particularidades que

envolvem seu trabalho até a opinião final. Juntamente, apresenta um breve histórico da auditoria e alguns conceitos essenciais de contabilidade, os quais auxiliarão para um melhor entendimento. No desenvolvimento desse estudo baseamo-nos em um aprofundamento da revisão bibliográfica existente, somado à opinião de profissionais da área contábil e especialistas em auditoria, bem como a posição dos órgãos competentes que regulamentam a atividade.

DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS PROPOSTAS

Etapa 1

1)Explique o que é Auditoria.

Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas.

Auditoria é um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das operações contábeis expressas em um balanço.

As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna. A auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, como auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil etc. Os profissionais que participam de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais. As principais empresas de auditoria são Deloitte, PricewaterhouseCoopers, KPMG, Ernst & Young, entre outras.

A auditoria interna tem como objetivo, avaliar o processo de gestão, no que se refere a aspectos como a governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos de aderência às normas, a fim de apontar eventuais desvios e vulnerabilidade às quais a organização está sujeita.

2) Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um.

Existem três tipos de Auditorias da Qualidade:

– Internas ou de 1ª Parte

– Externas de 2ª Parte

– Externas de 3ª Parte

AUDITORIAS INTERNAS

São as Auditorias que as Organizações realizam internamente, regra geral com o seu próprio pessoal, com o objectivo de aferir o grau de conformidade do Sistema da Qualidade em relação às Normas de referência e detectar oportunidades de melhoria.

AUDITORIAS EXTERNAS

São as Auditorias realizadas pelos clientes aos respectivos fornecedores com a finalidade de avaliar o grau de confiança e adequabilidade do Sistema de Qualidade deste.

Este tipo de Auditoria, que pode não abranger todas as funções do SGQ, realiza-se habitualmente no seguinte tipo de situações:

– em caso de quebra de confiança no fornecedor,

– quando o fornecedor não tem um SGQ certificado ou quando os produtos a adquirir estão fora do âmbito da certificação,

– no âmbito de um fornecimento específico

AUDITORIAS EXTERNAS

São as Auditorias realizadas pelos Organismos nacionais de Certificação.

O Sistema Português da Qualidade define os seguintes tipos:

– Concessão

– Seguimento

– Acompanhamento

– Renovação

– Extensão

AUDITORIAS EXTERNAS

DE 3ª PARTE

Especificação dos tipos de auditoria:

– Concessão – constitui a primeira auditoria para efeitos de obtenção do Certificado de Qualidade, abrangendo todas as funções do SGQ;

– Seguimento – realizadas habitualmente na sequência de uma auditoria em que foram detectadas não-conformidades com alguma relevância, que implicam um plano de acções correctivas;

– Acompanhamento – realizadas periodicamente (regra geral com intervalo de um ano) para verificar se existem situações que possam implicar quebra de confiança no SGQ.

Especificação dos tipos de auditoria (continuação):

– Renovação – realizadas de 3 em 3 anos para efeitos de renovação do Certificado de Qualidade. É uma auditoria global, que abrange todas as funções do Sistema;

– Extensão – realizadas sempre que uma organização pretende alargar o âmbito da sua Certificação.

Nota

As Auditorias de seguimento e acompanhamento podem não abranger todas as funções do SGQ. Devem privilegiar o exame dos pontos mais fracos do Sistema.

TESTES DE OBSERVÂNCIA OU Exames DE ADERÊNCIA? Visam à obtenção de razoável Segurança de Opaco. Os procederes de Controle interno estabelecidos pela Administração estão nos efetivo funcionamento e Cumprimento.

SUBSTANTIVOS testículos? Visam a obtenção de evidências quanto à Suficiência, Exatidão e Validade dos Dados produzidos Pelo Sistema Contábil da Entidade. Dividem-se em:

a) Testes de Transações e SALDOS e,

b) procederes de Revisão Analítica

Testes de observância -> Compra de Estoques a) Compra de Estoques – O Auditor verificação se existem pessoas com a incumbência de detectar a necessidade de reposição de estoques e efetuar a solicitação de para Aquisição destes, com vistas a Opaco de sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com