TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etca E Relaçoes Humanas No Trabalho

Casos: Etca E Relaçoes Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  4.115 Palavras (17 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Empreendedorismo

Tecnologia em gestão de Recursos Humanos 4º

Nair do Nascimento Manso RA 5312963538

Sumaré/SP 2014

Professor : Carlos Silva

Atividade apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Sumaré, Disciplina técnicas de Negociação como compensação de faltas.

Apesar de Chester Barnard ter proposto a ideia de organização como um sistema aberto em 1930, a aceitação ampla desse conceito só se consolidou anos depois. Fazendo-se uma análise retrospectiva da teoria da administração, podem-se encontrar referências à ideia de sistemas, embora eventualmente primárias, em obras de vários pesquisadores renomados nesse campo, tais como: Frederick Taylor, Henry Fayol, Elton Mayo, Mary Follet e Chester Barnard.

A perspectiva de sistemas surgiu de uma percepção dos cientistas de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência. Nos anos 1930, Bertalanffy percebeu que a ciência costumava tratar de maneira fragmentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla e holística. Isso levou a formular duas ideias centrais da sua teoria:

• A importância da interdependência das partes, e a necessidade de um tratamento complexo para uma realidade complexa.

• Em seu livro, Bertalanffy apresenta os pressupostos e as orientações básicas de sua teoria.

• Há uma tendência geral no sentido da integração das varias ciências naturais e sociais. Essa integração parece centralizar-se em uma teoria geral dos sistemas.

Essa teoria pode ser um importante meio para alcançar uma teoria exata nos campos não físicos da ciência. Essa teoria aproxima-se da meta da unidade da ciência, desenvolvendo princípios unificadores que atravessam verticalmente o universo das ciências individuais. Essa teoria pode conduzir a uma integração muito necessária na educação cientifica.

A teoria de Bertalanffy, que trazia uma visão holística de todo o sistema organizacional e enfatizava os processos, forneceu um meio para se interpretar as organizações, sendo estas compreendidas como partes de um sistema aberto.

Nos anos de 1960, a TGS foi amplamente reconhecida na administração e sua difusão foi resultado da necessidade de síntese e de integração das teorias precedentes. Alguns aspectos primordiais da administração, que receberam influenciam das ideias da teoria geral dos sistemas.

Homem Funcional: Diferentes variáveis interferem nos papeis pelos quais as pessoas se relacionam dentro de uma organização, tais como as variáveis organizacionais, de personalidade e interpessoais. A interação de todas elas é fundamental para que a organização alcance maior produtividade.

Conflitos De Papéis: As pessoas não agem em função do que são, mas em função dos papéis que representam. Dado que cada membro influencia e é influenciado pelos outros, as relações que estabelece afetam sua própria personalidade e suas relações com os demais. Expectativas frustradas quanto aos papéis dos outros podem gerar conflitos internos na organização.

Incentivos Mistos: Conforme a integração especifica de seus grupos ou subsistemas, a empresa deve encontrar o melhor equilíbrio entre incentivos monetários e não monetários, visando à obtenção do melhor desempenho por parte dos seus empregados.

Equilíbrio Integrado: Para a formação do sistema empresarial, é necessária a integração de diversos subgrupos, sendo que qualquer ação exercida sobre uma unidade da empresa afetará todas as outras. A necessidade de adaptação ou reação obriga o sistema a responder de forma una a qualquer estímulo externo.

Estado Estável: Para impedir a entropia (tendência ao desgaste, à desintegração e ao aumento da aleatoriedade),a empresa procura manter uma relação constante na troca de energia com o ambiente. O estado estável pode ser atingido a partir de condições iniciais e por intermédio de meios diferentes.

A abordagem sistêmica define a empresa como um sistema composto por um conjunto de partes inter-relacionadas e interdependentes, organizada de maneira a produzir um todo unificado.

O processo de transformação converte essas entradas em produtos ou serviços acabados por intermédio das atividades de trabalho dos empregados e das atividades administrativas, bem como da tecnologia e do modo de operação da organização.

Martinelli salienta que, no decorrer dos anos, a ´´visão sistêmica ´´ passou a caracterizar diversas pesquisas no campo da administração, principalmente no que diz respeito à busca de diretrizes e metodologias para a chamada ´´ administração ´´ sistêmico-evolutiva ´´ , ´´integrada ´´ e holística.

Enquanto o pensamento analítico enfoca as partes de uma área de estudo, o pensamento sistêmico dá ênfase ao enfoque holístico, considerando o ambiente, a interdependência das partes e os inter-relacionamentos existentes. Isso significa que diversas áreas podem utilizar os conceitos, as ideias e os princípios da TS em seu campo de atuação.

A TGS pode ser compreendida como um modelo de analise empírica, utilizado para analisar fenômenos complexos como sistemas, como um todo com partes inter-relacionadas, podendo também ser utilizado no estudo da negociação.

Perspectiva da negociação em um contexto sistêmico

O enfoque tem servido de referência para ações de pesquisa. Segundo Maximiamo, quem aprende a utilizar tal enfoque aprende a ´´ enxergar sistemas ´´ e sua complexidade.

Martinelli propõe uma metodologia esquemática para abordagem sistêmica da negociação.

O objetivo pretendido por esse autor é fomentar um maior intercâmbio dos domínios que tangem o processo de negociação, na busca de uma visão sistêmica dessa disciplina e sua utilização prática.

De acordo com Scare e Martinelli, a negociação é um conceito em continua formação, o qual está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos; atualmente, esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com