TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Do Pensamento Administrativo

Ensaios: Evolução Do Pensamento Administrativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  3.201 Visualizações

Página 1 de 7

Questöes de mültipla escoiha

Disciplina: 537180 - Evo!ucao do PensamentoAdministrativo

Questao 1: A Abordagem Contingencial da administracao ou Teoria da C ontingencia surgiu em 1972, nos Estados Unidos da America do Norte, enfocou as variãveis ambiente e tecnologia, sern desprezar as demais (tarefas, pessoas e estrutura) e teve como principals representantes: Chandler, Burns e Stalker, Woodward Thompson, Lawrence e Lorsch, e Perrow. E a teoria mais recente dentro da TGA e vai além da teoria de sistemas.

Considere as seguintes afirmacoes, relacionadas corn essa teoria, para responder a esta questao:

- A mensagem central dessa teoria e que nada e definitivo ou absoluto em administraçao, pois tudo depende de contingencias.

II - Houve a constatação de que as caracteristicas das organizacoes são consequências do ambiente em que se encontram alojadas. Isso deslocou o estudo para esses ambientes e para as relaçoes de interdependencia entre eles e as organizacôes.

'Ill - No fnicio, as organizacöes ate escoihem os ambientes em que querem se instalar, com o tempo, passam a ser condicionadas por eles, tendo que se adaptar a eles para não morrer.

IV - A tecnologia utilizada pela organização condiciona o modo como a organização monta sua estrutura. Assim, para fazer frente ao ambiente e as suas demandas, as organizacôes procuram tecnologias que acabam condicionando o seu funcionamento.

V - Os sistemas mecãnicos apresentam coordenaçao centralizada, padröes rigidos de interaçao em cargos berndefinidos, limitada capacidade de processamento da informação, boa adequaçao para tarefas simples e repetitivas e adequaçao para eficiência da producao. Por outro lado, Os sistemas orgãnicos são caracterizados por elevada interdependência, intensa interacao em cargos autodefinidos e mutáveis, capacidade expandida de processamento da informação, adequaçao para tarefas Unicas e complexas e adequaçâo para criatividade e inovacao.

Qual é a alternativa correta?

A)Apenas uma das cinco afirmacoes e verdadeira. B)Apenas duas das afirmaçoes são verdadeiras C)Apenas três das afirmacoes são verdadeiras D)Apenas quatro das afirmaçoes são verdadeiras X E)Todas as afirmacoes são verdadeiras.

Questão 2: De acordo corn Chiavenato (2003), no texto da apostila da disciplina, a abordagem humanIstica da administraçao surgiu ern 1932, nos Estados Unidos da America do Norte, enfocou a variãvel pessoas e teve como seu principal representante Elton Mayo. Essa teoria pode ser considerada uma reacäo aos conceitos pregados pela teoria clássica, pois trata-se de uma corrente teôrica corn enfoque totalmente contrãrio ao que propunha a abordagem clássica da administracao.

A teoria das relacoes humanas influenciou diretamente estudos da adrninistracao que se voltararn para alguns ternas rnuito irnportantes, alguns contemplados nas afirrnaçoes a seguir.

falsa):

1-Exploraç6o da influência da rnotivaçao hurnana no trabaiho, pois a experiencia de Hawthorne permitiu que se mudasse a concepcão de homo social, ou seja, a pressuposicao de que as pessoas so seriam sensiveis a estimulos de ordern material, para a crença no homo economicus, para o qual as recompensas sociais e simbôlicas não seriam mais importantes que aquelas.

f 2-Preocupaç5o corn a Iiderança e sua influência sobre o cornportarnento das pessoas. Conceitua-se lideranca e são estabelecidas teorias a seu respeito.

\j3-Enfoque sobre a comunicacão, oportunarnente enriquecida corn o futuro modelo matemático de Shannon e Weaver, na Teoria Sistémica.

4-Estudo e valorizaçao da organização formal.

j 5-Estudos sobre a dinérnica de grupo.

Na mesma ordem em que aparecem, as afirmativas acima são:

A)FFFFV B) FVFVF %C) FVVFV D) VFVFV E)VWFV

Questão 3: A respeito da Abordagem Neoclãssica, escola surgida em 1954, nos Estados Unidos da America do Norte e que enfocou as variãveis tarefas, estrutura organizacional e pessoas, para a qual a administracão é vista corno urna técnica social, pode-se afirmar:

- Discutem-se arnplarnente Os conceitos de centralização e de descentralização, que são a busca da definição sobre qua[ é o nivel hierarquico em que as decisöes devern ser tomadas.

II - Criam-se nessa abordagem as funçOes administrativas.

Ill - Essas funçoes (P-0-D-C) são estudadas rninuciosarnente e enriquecidas corn desenvolvimento de novos aspectos teOricos, dando a elas uma consistência notével, por meio das decorrências dessa abordagern.

Corn relacao a essas afirmacoes, qual é a alternativa verdadeira?

A)Apenas a I esté correta. B)Apenas a II está correta. C)Apenas a Ill está correta. D)Duas delas estão corretas. E)Todas estão corretas.

Questao 4: Novas abordagens para a administracao: ernbora a Ultima abordagem teórica registrada seja a Teoria Contingencial, no inIcio de 1970, a teoria administrativa "não sossegou." Ao contrãrio, em funcao da aceleracao de fenômenos globais - econômicos, socials, tecnológicos, ambientais - acirraram-se principalmente, a concorrência, a busca pela excelência e a caracterIstica fundamental que toda empresa busca no seu mercado: a competência para a competitividade, que é a sexta variãvel da administraçao, segundo Chiavenato (2003, P. 14).

Algumas contribuicoes que poderiam receber o name de abordagens modernas, emergentes ou, simplesmente, outras abordagens são:

- Reengenharia; Sisterna seis-sigma e Sistema Toyota de adrninistracão.

II - Gestão do capital intelectual; Gestão pela integração total e Organizaçao de aprendizagem. Ill -Adrninistração participativa; Equipes de alto desempenho e Gestão de projetos.

IV - Administraçao estrategica; Adrninistraçao japonesa - melhoria continua - e qualidade total.

Qual é a alternativa correta?

A)Todas as afirmativas são verdadeiras.

B)Apenas uma das afirrnativas ê verdadeira. C)Apenas duas des afirmativas são verdadeiras. D)Apenas trés das afirmativas são verdadeiras. E)Todas as afirrnativas são falsas.

Questäo 5: Novas abordagens para a administracao: ernbora a Ultima abordagem teórica registrada seja a Teoria Contingencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com