TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Dissertações: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Filosofia (amor à sabedoria) é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, e as experiências. Filosofia é uma das disciplinas que mais se dedica à reflexão, Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. a filosofia deve estar ao alcance de todos os estudantes, de todos os níveis, deve estar ao alcance de todos os cidadãos, é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, e aos valores morais, por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações.

A importância da Filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar.

A busca do conhecimento, do questionamento, do pensamento; A procura por respostas as mais diversas perguntas é o que nos leva a pensar e raciocinar.

Isso possibilita o homem a tornar a convivência em comunidade amigável-racional. O conjunto desses atos é o que podemos chamar de filosofia.

A Filosofia, como matéria escolar é de suma importância para o bom entendimento da sociedade em modelo geral e para o melhor desenvolvimento da pessoa como ser pensante e questionador, pois estuda o conhecimento e os valores morais de forma crítica. Por ser uma disciplina ‘aberta’, especulativa, onde não existem métodos formais ou padronizados para alcançar um resultado ou uma solução, sua inserção no currículo escolar é prejudicada. Disciplinas como história, matemática, biologia e física apresentam métodos (ás vezes até mais de um), caminhos ou fórmulas para que se possa alcançar a resposta de determinada pergunta, uma única resposta certa para a questão a ser solucionada. A escola, por sua vez, tem como uma de suas funções transmitirem conteúdos que o aluno possa aplicar em uma determinada profissão.

Um dos problemas recorrentes no ensino da filosofia é a escolha dos conteúdos a lecionar em cada uma das cadeiras que compõem o currículo acadêmico. O que vamos lecionar em Estética, Ética, teoria do conhecimento metafísico, etc. O historicismo e o enciclopedismo já referidos são duas formas de responder a este problema.

A abordagem historicista consiste em escolher um ou dois filósofos apenas que o professor geralmente conhece melhor porque os estuda na sua investigação, e reduz-se a disciplina ao que tais filósofos disseram sobre tais temas.

Novas Perspectivas para a Educação no século XXI. A Práxis transformadora e a Futuridade Histórica

Para Moacir Gadotti, o conhecimento tem presença garantida em qualquer projeto que se faça do futuro, tendo nesse contexto perspectivas para a educação no século XXI bem otimistas, na qual as perguntas que se faz são: qual educação, qual escola, qual aluno, qual professor, qual currículo, qual sistema de ensino, tendo as práxis transformadora visando a futuridade histórica que nos leva a refletir sobre a necessidade de superar a lógica desumanizadora que tem no individualismo, na competividade e no lucro dos fundamentos.

No século XXI, numa sociedade que utiliza cada vez mais as tecnologias da informação, a educação tem um papel decisivo na criação de outros possíveis mundos, mais justos, produtivos e sustentáveis para todos, concluindo que educar para outro possível mundo é uma expressão cheia de significados, e que podemos começar por entender melhor alguns deles, supondo-nos também que o projeto de mudança do mundo implica uma visão educacional. Não se pode mudar o mundo sem mudar as pessoas, porque mudar o mundo e mudar as pessoas são processos interligados, ou seja, o mundo precisa de nós e é preciso que cada um tome consciência e se organize em multidões.

A entrevista de Jaqueline de Blasi para a Univesptv

A entrevista de Jacqueline de Blasi para a Univesptv aborda o desempenho dos estudantes nas provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), cisão elaborada pelo instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira INEP. O ENEM te quatro provas objetivas com 45 questões cada uma e mais uma redação, avaliando os conhecimentos que os alunos deveriam saber ou deveriam ter ao cursarem o ensino médio. Nas notas divulgadas, o que chamou atenção foi o desempenho das escolas do ensino médio técnico do estado de São Paulo, entre as 50 escolas públicas com melhor resultado no ENEM, apenas uma deles não oferece o ensino técnico que também pode ser considerado um ensino integrado, na qual tem ensino propedêutico com ensino técnico, as transversalidades das disciplinas do ensino netinho e no instituto federal, percebemos o projeto político pedagógico como um todo trazendo a questão como um aluno mais investigativo, o trabalho mais com pesquisas ele também tem um olhar um pouco mais ampliado dessas questões.

No século XXI, a atividade educativa e formativa tornou-se um dos membros principais do desenvolvimento. É certo que a alfabetização e a escolarização progridem no país, mas as desigualdades continuam a ser muito graves no que diz respeito ás atividades científicas de pesquisa e desenvolvimento. Pode-se notar que muitas escolas se acham particularmente carentes a este respeito, sofrendo um grave déficit de conhecimentos e infra-estruturar. Nessa esperança, a família e a escola devem lucrar ao máximo, as probabilidades de aperto de afinidades, por que as acomodações entre ambos e a união de coragem para a instituição dos pequenos e adolescentes devem redundar, sem duvida nenhuma em ambiente de aprendizagem adequado.

A escola deve oferecer condições para que o aluno faça escolas proveitosas, esquematizando e desenvolvendo atividades que colaborem para que eles se tornem pessoas responsáveis e empenhadas com o seu bem estar e com o bem comum de todos.

Algumas escolas estão tão carentes de recursos, que não tem os requisitos básicos de uma escola tradicional, nem se quer tem banheiros, cadeiras, espaço, cobertura adequada e o mínimo de conforto para o aluno e professor, sendo impossível haver atividades expositivas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com