TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Artigos Científicos: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – EAD

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GOIÂNIA, 20 DE SETEMBRO DE 2013

Introdução

Aprendemos com esta atividade qual a visão da Filosofia na Educação brasileira e, fundamentos que a permeiam, e a refletirmos sobre os aspectos que abrangem a Filosofia como ciência da mesma forma compreendendo seu ensino e, sua Natureza. E também a forma como desenhada por Bourdieu comparando-a como é ensinada pela sociedade nas instituições Educacionais.

A nossa sociedade com suas historias e culturas conseguem facilmente permear nossa Educação. Ficando a marca em nossas instituições que são nada mais e, nada menos que os reflexos desta sociedade tão consumidora.

A fundamentação teórica explorada nesta temática nos fez ver qual grande realmente é a importância da Filosofia na Educação e, ao mesmo tempo a observarmos que é tão pouco explorada ou analisada.

A seguir citaremos os temas propostos para realização desta ATPS onde podemos aprender muito com todos eles e, a observar a visão de alguns Filósofos e Sociólogos a respeito das desigualdades na Educação. E a tirar nossas próprias conclusões a respeito da Educação Brasileira.

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

A importância da Filosofia para a compreensão da sociedade

"Entre as disciplinas humanísticas necessárias à educação para a cidadania ressaltamos a importância da Filosofia que deve constar nos currículos escolares. O seu papel é formar pessoas com pensamento crítico, solidário, criativo, que saibam distinguir argumentos, fundamentar posições e tomar decisões, habilidades necessárias ao mundo prático. Não se trata somente em apreender conteúdos já elaborados, mas desenvolver a capacidade de compreendê-los, criticá-los e de produzir ciência. Trata-se de manejar estruturas de pensamento e resolver problemas, formando as condições básicas para o pensar em todos os campos, inclusive o tecnológico."

Hoje a filosofia transformou-se numa disciplina muito especializada e muito dividida. A sua história é longa e prestigiosa, o seu conjunto de discursos é considerável e muito diversificado, os seus métodos são numerosos e complexos, cada área de investigação está repleta de obras e posições divergentes. O seu estudo exige muito trabalho e muito rigor.

E bem verdade o que nos relata o texto lido e proposto pela ATPS, que há muita dificuldade para professores ensinarem esta matéria, outra dificuldade é fazer com que os alunos se interessem de verdade, a queiram aprender sobre a Filosofia e mais queiram aprender a filosofar, isso é o que os Filósofos tentam passar o tempo todo para os alunos em sala de aulas ou fora delas. Entretanto a própria sociedade os limitam apenas a querer saber sobre a parte teórica da filosofia, do que se trata e quem foram os Grandes filósofos defendendo apenas as teses deles como fás e pronto ali morre a filosofia “Filosofia é aprender a filosofar”

A Natureza da Filosofia e seu Ensino: Vimos que a Filosofia é ensinada de maneira incorreta para os alunos, por que é passada de forma fechada, ela deve ser passada de forma aberta onde todos aprendam a pensar, e a discutir sobre qualquer assunto defendendo suas opiniões filosoficamente. E que seus tutores precisam ensiná-los e apresentá-los às ferramentas necessárias para que se aprenda de maneira certa e eficaz a fazer isso.

O que é filosofia? A filosofia é uma disciplina intelectual que utiliza métodos racionais e críticos. Trabalha com conceitos abstratos, procurando definir princípios gerais, respondendo às questões fundamentais da vida e da morte, do sentido da existência, dos valores individuais e sociais, da natureza da linguagem ou do conhecimento e da relação que temos com as coisas em si.

Em filosofia, podemos ter bons conceitos ou não, bons argumentos ou não, mas não podemos encontrar provas irrefutáveis, porque a filosofia não é uma ciência formal ou empírica (mesmo sendo o local onde as ciências se cruzam). De qualquer modo, a filosofia é fundamentalmente uma disciplina racional, ainda que os seus primeiros princípios não possam ser demonstrados.

Os seus principais fundamentos: Como observado a filosofia é um jogo irreverente que parte do que existe, critica, coloca em dúvida, faz perguntas importunas, abre a porta das possibilidades, faz entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida.

Percebemos também que na filosofia precisa de ( ou dar) resultados consensuais substanciais, se não houver ela entende então que não há nada a ser ensinado.

Por isso, a filosofia incomoda, pois ela questiona o modo de ser das pessoas, das sociedades, do mundo. Discutem práticas políticas, científicas, técnicas, éticas, econômicas, culturais e artísticas. Não há área onde ela não se meta, não indague, não perturbe. E, nesse sentido, a filosofia pode ser perigosa ou subversiva, pois pode virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo.

“A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo.

Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. Ela pode se voltar para qualquer objeto: pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana.

Uma história em quadrinhos ou uma canção popular podem ser objeto da reflexão filosófica. Há alguns anos, foi publicado no Brasil, um livro chamado " Os Simpsons e a Filosofia", que tratava das questões filosóficas implícitas no famoso desenho animado da TV”.

Educação no século XXI & as desigualdades de uma sociedade.

Ao relacionarmos o texto e o vídeo sugerido, ficou clara a desigualdade social no Brasil esta cada vez mais revoltante. Há uma grande falta de comprometimento por parte dos governantes, ressaltando não só em Goiânia e, no Estado da Bahia mais em todo o território Brasileiro, nos deixando cada vez mais convictos que a democracia representativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com