TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Que Interferem No Desenvolvimento Dos Seres Humanos,

Artigos Científicos: Fatores Que Interferem No Desenvolvimento Dos Seres Humanos,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 5

Os fatores que interferem desenvolvimento dos seres humano

Planejar o que se ensina consiste em conhecer o educando, existem formas de perceber,compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.

Essa teoria da ênfase ao conhecimento como uma interação mediado por diversas relações.A psicologia no ambiente escolar contribui muito para os professores na formação de seu planejamento ,nas habilidades e competências ,na forma de desenvolver a capacidade de investigar a própria atividade. Par que a partir delas possa transformar seus saberes docente,num processo continua de construção da sua identidade como professor.A psicologia no âmbito escola deve contribuir para otmizar as relações entre professor e aluno.Logo estudar o desenvolvimento humano significa conhecer um pouco das características comuns de cada faixa etária . Primeiro para saber o que ensinar o professor precisa conhecer o aluno.

“Sabemos que alguns fatores podem interferir no desenvolvimento dos seres humanos, entre eles notamos em uma determinada serie que a personalidade de alguns alunos , interferia na sua aprendizagem .

A aprendizagem constrói-se em processo de troca ,e sua teoria é chamada construtivista.Sujeito e objeto se interagem na construção e reconstrução da estrutura cognitiva . A inteligência se adapta a situações novas. Dá-se em etapas ou estágios sucessivos, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. Construtivismo sequencial – desenvolvimento da inteligência faz-se pela complexidade crescente, onde um estágio é resultante de outro anterior. Os estágios do Desenvolvimento Genético-Cognitivo

Processo Cognitivo

"Segundo Vygotsky, no processo de desenvolvimento, a criança começa usando as mesmas formas de comportamento que outras pessoas inicialmente usaram em relação a ela. Isto ocorre porque, desde os primeiros dias de vida, as atividades da criança adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social, refratadas através de seu ambiente humano, que a auxilia a atender seus objetivos. Isto vai envolver comunicação, ou seja, fala." A linguagem nas relações entre aprendizagem e desenvolvimento humano,é um instrumento mediador fundamental da ação psicológica e de suas mudanças,pois ela realiza mediação com o outro e a relação da pessoa com ela mesma.

A escola proporciona muita experiência e acrescenta vários métodos para ajudar no desenvolvimento da criança,além de colaborar com técnicas culturais,que permitem superar métodos primitivos e desenvolver ruma as funções psicológicas superiores.

O ensino de qualidade proporciona à criança a possibilidade de desenvolver as suas potencialidades integralmente.proporciona a ela,o desenvolvimento de conceitos científicos e é esse o principal foco de trabalho dos professores em sala de aula. Promovendo a apropriação desses conceitos, zona de desenvolvimento proximal e zona de desenvolvimento real .

Permitindo ao individuo o seu desenvolvimento e ainda uma apropriação cultural daquilo que foi sendo produzido ao longo da humanidade.

Vygostky chama a atenção para o fato de que para compreender o desenvolvimento devemos também considerar o nível de desenvolvimento potencial ,isto é a capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de outros mais capaz ou mesmo de um adulto,dando –lhe instruções.

No processo ensino aprendizagem o professor não pode fazer sozinho a tarefa .Não pode fazer pelo aluno,e este também não pode realizar suas atividades sozinho.O professor deve sim ser o mediador na construção do conhecimento,estimulando o aluno a dar passos mais largos em busca de novos horizontes.Esta é uma forma de trabalho em sala de aula.O professor estimula o aluno a pensar,criticar,ser ativo,estar sempre em atividade.Dispor de objetos e dar condições para que o aluno tenha rendimentos naquilo que se propõe.A interação busca de solução de problemas proposta deve fazer parte em sala de aula.

A Contribuição de jogos em sala de aula

Um psicopedagogo atua nas áreas de saúde e educação, o qual intervém com o processo de aprendizagem do estado patológico ao salutar, compreendendo o individuo em relação a família ,à escola e à sociedade e sua forma de compreender.

Em sala de aula onde a experiência com jogos foram feitas,notou –se algumas mudanças no desenvolvimento das crianças e adolescentes,nas situações de aprendizagem.

O uso de jogos como instrumento de intervenção pedagógica com crianças com dificuldades de aprendizagem ,encontra suporte na teoria de Piaget.

Através de trocas de conhecimento durante as atividades com jogos o sujeito tem a chance de perceber seus erros,lacunas e reelaborar novas estratégias .

O professor pode através dos jogos proporcionar e acompanhar momentos de convivência,intercâmbio,expressão do pensamento e trabalho em equipe entre seus alunos .

Esta atividade possibilita ao aluno atuar como sujeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com