TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores de risco na violência doméstica contra as mulheres

Seminário: Fatores de risco na violência doméstica contra as mulheres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

Os fatores de risco na violência doméstica contra a mulher

A violência doméstica apresenta vários fatores de risco que há envolvem, como a grande mobilidade nos empregos da família, o que gera a necessidade de um processo constante de adaptação acrescido da distancia com as famílias de origem e, consequentemente, da quebra da rede de apoio. Situações nas quais ocorrem a violência são muitas vezes relatados pela literatura, que salienta o álcool e o uso de drogas ilícitas, o desemprego, a falta de afeto e de diálogo, dentre outros, como desencadeantes das violências contra mulher (Bonifaz e Nakato, 2004; Sabroza e col., 2004; Roque e Ferriani, 2002; Souza).

Estudos apontam que na maioria dos contextos da violência domestica contra a mulher está presente o uso de drogas, tanto ilícitas quanto lícitas (Marinheiro e col., 2006). Quando há um ambiente de menores condições sociais é aumentada a probabilidade de ocorrer à violência.

Em muitos dos casos a mulher se sente envergonhada e com medo de falar abertamente sobre a agressão, isto porque co-habitam com esta violência, podendo induzir que elas se silenciem sobre o fato praticado. Em geral as mulheres são vítimas de membros de suas próprias famílias ou de seus parceiros íntimos.

Nos contextos da violência o abuso pelo parceiro pode tomar varias formas, como agressões físicas, ameaças de ferir crianças ou outros membros da família, abuso psicológico por menosprezo, intimidação, humilhação constante, coerção sexual, comportamentos de controle tipo isolamento forçado da mulher em relação a sua família e amigos, vigilância constante de suas ações e restrição ao acesso a recursos variados.

A tendência atual que provoca a violência contra mulheres são provenientes de vários fatores como:

• Pessoais do agressor:

o Ser homem; ter presenciado violência conjugal quando criança; ter sofrido abuso quando criança; pai ausente; consumo de bebidas alcoólicas e/ou drogas.

• Risco da relação:

o Conflito conjugal; controle masculino da riqueza e da tomada de decisões da família.

• Fatores da comunidade:

o Pobreza, desemprego; associação a amigos delinquentes; isolamento das mulheres e família.

• Fatores da sociedade:

o Normas socioculturais que concedem aos homens o controle sobre o comportamento feminino; a aceitação da violência como forma de resolução de conflitos; conceito de masculinidade ligado a dominação, honra ou agressão; papeis rígidos para ambos sexos.

Em geral as mulheres continuam em um relacionamento abusivo devido ao: medo de represália, perda de suporte financeiro, preocupação com os filhos, dependência emocional e financeira, perda de suporte da família e dos amigos, esperança de que o parceiro irá mudar suas atitudes.

Sabe-se também que alguns fatores contribuem também para a manutenção da relação conflitiva, como: repetição do modelo familiar violento; vivências infantis de maus-tratos, negligência, rejeição, abandono e abuso sexual; casamento como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com