TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fetichismo

Pesquisas Acadêmicas: Fetichismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.678 Palavras (11 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 11

FETICHISMO

Inicialmente este conceito foi usado pelos portugueses para referir-se às imagens religiosas e aos cultos mágicos dos povos africanos.

O termo tornou-se conhecido na Europa através do erudito francês Charles de Brosses em 1757.

Karl Marx desenvolveu uma teoria econômica e política para o fetiche, central em sua obra, que é aplicada, por exemplo, à crítica dos meios de comunicação de massa, da mercadoria e do capital.

Para a escola marxista, o fetiche é um elemento fundamental da manutenção do modo de produção capitalista. Consiste numa ilusão que naturaliza um ambiente social específico, revelando sua aparência de igualdade e ocultando sua essência de desigualdade. O fetiche da mercadoria, postulado por Marx, opõe-se à idéia de "valor de uso", uma vez que este se refere estritamente à utilidade do produto. O fetiche relaciona-se à fantasia (simbolismo) que paira sobre o objeto, projetando nele uma relação social definida, estabelecida entre os homens.

No dicionário Aurélio, sua definição é: S.m. 1 [ocultismo] culto de objetos que se supõe representarem entidades espirituais e possuírem poderes de magia; 2 [por extensão] admiração exagerada, irrestrita, incondicional por uma pessoa ou coisa; veneração; 2.1 [psicopatologia] desvio do interesse sexual para algumas partes do corpo do parceiro, para alguma função fisiológica ou para peças de vestuário, adorno etc.; 2.2 ato de tomar partido a favor de ou contra uma pessoa, uma fação etc., sem que importe a justiça ou a verdade; parcialidade.

O termo fetiche, em sua origem, refere-se a objeto inanimado ou parte do corpo considerada como possuidora de qualidades mágicas ou eróticas.

Apropriado pela psicanálise, refere-se a algo que é colocado em lugar do objeto sexual, podendo ser uma parte do corpo, inapropriada para as finalidades sexuais, ou algum objeto inanimado que tenha relação atribuível com a pessoa que ele substitui, como uma peça de roupa ou um adereço.

CID-10

F65 transtornos de preferência sexual

Inclui: parafilias

Exclui: problemas associados a orientação sexual (F66.-)

F65.0: Fetichismo

Há uma dependência de alguns objetos inanimados como um estimulo para excitação e satisfação sexuais. Muitos fetiches são extensões do corpo humano, tais, como artigos de vestuário e calçados. Outros exemplos comuns são caracterizados por alguma textura particular, tais como borracha, plástico ou couro. Os objetos-fetiche variam em sua importância para o indivíduo: em alguns casos eles servem simplesmente para intensificar a excitação sexual alcançada por meios comuns (p. ex. ter parceiro usando uma determinada peça de roupa).

Diretrizes diagnósticas

O fetichismo deve ser diagnosticado apenas se o fetiche é a fonte mais importante de estimulação sexual ou é essencial para a resposta sexual satisfatória.

Fantasias fetichistas são comuns, mas não chegam a ser um transtorno a não ser que levam a rituais que sejam tão compulsórios ou inaceitáveis a ponto de interferir com a relação sexual e causar angústia no indivíduo.

O fetichismo é limitado quase exclusivamente a homens.

DSM-IV

Critérios para diagnóstico de Fetichismo F65.0 (302.81)

Fetichismo (302.81)

Durante um período de pelo menos seis meses recorrente, e intensas fantasias sexuais emocionantes, insta sexual ou comportamentos associados com o uso de objetos inanimados (por exemplo, Lingerie).

As fantasias, impulsos sexuais ou comportamentos causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes de funcionamento.

Fetiches não são para ser apenas os itens de vestuário feminino, tais como aqueles usados para cross-dressing (fetichismo travesti) ou dispositivos concebidos para a finalidade de estimular os órgãos genitais (por exemplo, Vibrador).

Eixo 1 (transtornos clínicos e outras alterações que podem ser um foco de atenção clínica)

àTranstornos sexuais e de identidade de gênero

àParafilias

De acordo com o DSM IV as parafilias se dividem em 3 categorias:

I. Aqueles em que a estimulação sexual é necessária a presença de objetos (fetichismo)

II. Aqueles em que a obtenção da satisfação sexual é dependente da presença de uma situação de sofrimento e humilhação (sadismo, masoquismo)

III. Aqueles em que para a excitação sexual é necessário a presença de parceiros não-voluntários (exibicionismo, voyeurismo )

Entre os objetos de fetiche mais comuns estão calcinhas, soutiens, meias, sapatos, botas ou outras peças do vestuário feminino.

O indivíduo com Fetichismo freqüentemente se masturba enquanto segura, esfrega ou cheira o objeto do fetiche ou pode pedir que o parceiro sexual use o objeto durante seus encontros sexuais.

Parafilias

Fetiche é classificado pelo CID-10 e pelo DSM-IV como uma Parafilia. “PARA” – desviando da norma à “FILIA” – atração

Parafilias são caracterizadas por anseios, fantasias ou comportamentos sexuais recorrentes e intensos que envolvem objetos, atividades ou situações incomuns e causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

Giram em torno de “meios desviantes da norma” de obter ereção sexual. Os principais sintomas das parafilias são desejos, fantasias e excitação sexuais recorrentes associadas a:

a) Objetos não-humanos como artigos de vestuário.

b) Sofrimento ou humilhação.

c) Indivíduos não anuentes, como crianças.

Há uma dificuldade em saber quão difundidas são as parafilias porque os comportamentos em geral são privados e com freqüência ocorrem sem um parceiro que consente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com