TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fetichismo de marca

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

Fetichismo da Marca

Denominada de “sociedade de imagens”, a partir da relação histórica e material que serve de sustentáculo para o desenvolvimento desse processo. Parte da hipótese de que a marca se constitui em uma “ilusão de forma”, fruto da cultura descartável alimentada pelo capitalismo contemporâneo, no qual o valor de troca obriga à produção incessante de imagens para suprir o vazio que está presente nessa fugaz cultura.

Explicando o tema através do McDonald’s, abordamos a história construída em cima dessa marca que possui grande influencia alem do mundo alimentício.

Ela começa a ser construída como uma empresa forte, quando o foco dela não é o alimento, e sim o “show” que esta atrás disso. São divididas em varias partes a construção da marca, e cada uma acompanha o desenvolvimento da época. McDonald’s é vista como a principal rede de “food in” na época em que o automóvel confere uma nova dimensão para a vida urbana, permitindo o deslocamento para lugares distantes em curto espaço de tempo. Jovens americanos são os principais frequentadores desses espaços, o Mcdonald’s, apesar de não ser o primeiro a implantar isso no sistema, ele acompanha o ritmo veloz que impregnava a sociedade da época que passa a refletir na forma como as pessoas se alimentavam nos momentos de lazer. O espetáculo estava exatamente na capacidade de execução das atividades elaboração de alimentos de forma veloz. Esse era o show ao qual o consumidor queria assistir. Como vai sendo idealizado o nome da marca, os valores são associados, como por exemplo: limpeza, qualidade, serviço, valor... Implicando na padronização, dando a certeza de que sempre, ao consumir esse alimento/produto, o consumidor irá encontrar tais atributos. Vivendo em uma época na qual tempo é dinheiro, a alimentação rápida com a garantia de uma homogeneização de sabor, qualidade, garantia do padrão é algo que se mostra coerente. A velocidade com que as mudanças são agregadas pode deixar o consumidor confuso, então ai a importância da marca, é ela que lhe dá a segurança de que o produto obedece a determinados padrões de higiene, de sabor e qualidade.

Traçando os caminhos que levam à compreensão do processo de construção da imagem da marca. Como, em meio de tanta concorrência e diversidade, é possível particularizar um produto, que deixa de ser um hambúrguer para ser um hambúrguer McDonald`s, um produto com "alma"? A tecnologia torna os produtos iguais, homogêneos. A marca McDonald`s está atualmente ligada à felicidade infinita, a entretenimento para a família. No começo, a marca era relacionada a uma ideia de disciplina, ordem, patriotismo... Devido à presença da bandeira norte-americana hasteada nas lojas McDonald's. Os arcos dourados formando a letra M reforçaram a marca por meio de uma simbologia. Os arcos, que primeiro configuravam uma imagem arquitetônica, passaram a refletir a logomarca da empresa. Ao ganhar visibilidade, independente do meio utilizado, o M traz consigo toda a experiência ligada à marca. A marca, algo imaterial, ganha forma através da imagem de marca, ou seja, um imaginário sobre as “experiências” que a marca trás.

O público mais fiel para a marca McDonald's, são as crianças. O palhaço (Ronald Mcdonald),foi adotado desde 1965 como símbolo vivo do McDonald's, configura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com