TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folder Sobre Sexualidade

Por:   •  28/5/2019  •  Artigo  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

       Neste projeto, abordaremos a questão da sexualidade e todo o envolvimento e o desenvolvimento da pesquisa. Esse projeto vem se construindo desde do mês de março, com a finalidade de apresentar as ideias, de explorar os conhecimentos e de expor a iniciativa dos integrantes do grupo. No material de apoio, cita que “ a sexualidade assume importante papel na saúde e na qualidade de vida das pessoas, portanto a sociedade moderna percebe a importância de abordar essa questão para o público”. Dessa forma o grupo se posicionou em relação a esse tema e ficou definido na abordagem essencial, como por exemplo a questão da definição da sexualidade, porque esse termo “sexualidade” causa um grande impacto na sociedade, qual a influência da Igreja que tem em relação a sexualidade e entre outros. O grupo compreendeu, analisou e justificou do porquê escolhemos esse tema, e chegamos à conclusão que é importante falar sobre esse assunto no século 21. Percebemos também que é um assunto delicado e complexo para mais da metade da população (principalmente para mulheres) pelo fato da vergonha ou por falta de informações necessário.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Relacionar os conhecimentos de sexualidade/sexo para a sociedade que inclui adultos, estudantes, adolescentes ou um grupo de pessoas de Cacoal.                               

Objetivo específico: Pesquisa sobre o que é a sexualidade, pesquisar sobre a influência da Igreja na sexualidade, analisar o porquê a sociedade abrange a sexualidade como um tabu e qual seria a colaboração dos psicólogos para entender a sexualidade

PROBLEMA DE PESQUISA

     A sexualidade é um tabu e causa um impacto na sociedade?

                    [pic 1]

Fonte: Acesso em: 16/05/2019

REVISÃO TEÓRICA

   Esse projeto tem publicações de levantamento de negligência, vamos começar pronunciando a diferença entre sexo (órgãos genitais ou relação sexual) e sexualidade (é tudo que somos capazes de sentir). Dispõem também a interpelação na visão de Foucault sobre esse contexto da sexualidade “Segundo FOUCAULT 2, a sexualidade é um comutador que nenhum sistema moderno de poder pode dispensar. Ela não é aquilo que o poder tem medo, mas é aquilo que se usa para seu exercício. As proibições não são formas essenciais do poder, são apenas seus limites”, é aí que analisamos que a partir do momento em que há uma relação de poder, há uma possibilidade de resistência. Podemos mencionar também uma frase da Isabel Allende “A sexualidade é um componente da boa saúde, inspira a criação e é parte do caminho da alma.”, essa frase expressa que a sexualidade se você não tive nada contra, vai ser uma forma de paz entre você, a saúde e a alma, é um ciclo de vida ou um caminho que anda contigo, “é a energia que motiva a encontrar o amor, o contato e a intimidade e se expressa na forma de sentir, na forma de as pessoas tocarem e serem tocadas”. Na teoria de Freud ele fala “ainda hoje há pessoas que apresentam consciente ou inconscientemente grande dificuldade em lidar e aceitar que desde que nasce a criança, é um ser sexuado” porque sabemos que a sexualidade influencia pensamentos, ações, sentimentos e interações física e mental.

       De acordo com o José Amilton da Silva,  Professor PDE do Paraná, ele faz uma análise em questão das religiões em geral, em relação à sexualidade, ele aborda “têm sido um instrumento ideológico e político-social, de forma que têm orientado os indivíduos para uma moral, na maioria das vezes, negando sua sexualidade e mais, têm penalizado os indivíduos pela culpa que é uma forma eficaz para conter a prática de ludibriar as normas impostas”, ou seja a influência da igreja tem uma certa negatividade por conta da questão dos “pecados”. Com base nas informações de um site diz a respeito, “Para a maior parte das Igrejas, os jovens não devem apenas adotar a virgindade. É preciso reprimir os desejos e precaver-se das práticas sexuais solitárias, ou seja, a masturbação”, eles estão prejudicando o indivíduo a explorar etapas de suas vidas por conta da “região”, sendo que cada religião quem faz é você.

      Na visão psicanalítico a sexualidade é a chave para a compreensão do comportamento e da mente humana, porque auxilia na questão do desenvolvimento da terapia. Incluindo na parte da timidez, de auto aceitação, felicidade entre outros e é nessa questão que o psicólogo tem uma colaboração essencial, facilitando a compreensão, de modo que preserve a conversa e a explicação para tentar ajuda. Na parte do profissionalismo existem formas claras e objetivas em sua mente, que apresentam auxílio na  orientação sexual, desde que não tem qualquer julgamentos de qualquer natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (468.3 Kb)   docx (608.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com