TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freu - A Historia da Psicanálise

Por:   •  25/10/2018  •  Resenha  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

Curso- Psicanalise

                                       

                                                               A História da Psicanalise

       Freud clinicou da mesma maneira que os outros neurologistas de sua época. As duas doenças principais que ele encontrou foram a histeria, que era conhecida desde os tempos antigos, e a neurastenia, descrita pela primeira vez pelo psiquiatra Beard, em 1869.

       Freud era um médico culto, típico de sua época, com amplos interesses em literatura, arte e teatro. Para começar, Freud era incomumente ambicioso. Seu desejo de ser um grande homem ficou oculto pelo fato de que ele realmente se tornou um grande homem; são aspectos preeminentes de sua personalidade, realçados nas cartas, descobertas postumamente, a seu amigo Berlim, o especialista de olhos, nariz e garganta.

        Durante esses primeiros anos ele persistiu na busca de alguma cura para os males que tratava, pois, a ciência medica da época na realidade não tinha teoria ou remédio a oferecer-lhe que fossem de algum valor. O arsenal terapêutico da época estava limitado a dois grandes remédios: a eletroterapia e o hipnotismo. A eletroterapia era diferente do choque elétrico mais tarde introduzido por Cerletti; consistia numa série de choques faradicos, suficientemente fortes para assustar o paciente, mas não ao ponto de causar um sério transtorno ou convulsão.

         A primeira grande descoberta de Freud foi que a chave para a neurose está na psicologia. Isto pode ser expresso de muitas maneiras diferentes. Através da compreensão da psicopatologia atingimos a psicologia normal, através da psicologia podemos explicar as manifestações de neurose, da mesma forma que o comportamento normal. A ideia moderna de que a estimulação é uma função do sistema nervoso tão importante quanto a quietude era desconhecida aquela época. O reconhecimento da privação sensorial só teve lugar após a segunda guerra mundial. Em tudo que se segue deve-se ter em mente estes antecedentes das posições de Freud. Muito se falou do sectarismo biológico de Freud, mas o que não se observou é que sua biologia e neurologia não eram de forma alguns originais; a sua psicologia é que era revolucionaria.

        Na década de 1890 ele dividiu as neuroses em neuroses atuais e psiconeuroses. As neuroses atuais, compreendendo a neurastenia e a neurose da ansiedade, deviam-se, acreditava ele, a frustação sexual, que de alguma forma desconhecida liberava toxinas no sistema. Na psicoterapia, Freud utilizou e expandiu dois instrumentos que Breuer tinha usado antes dele: a ab-reação e o processo de tornar consciente o inconsciente, ou o insight. Ab-reação significa liberação de emoção reprimida a época da experiência traumática. Isto levou Freud a pôr ênfase primordial no fenômeno de descarga e no anseio por descarga.

         As novas publicações de Freud, no período desde Estudos sobre a Histeria, em 1895, até a interpretação dos sonhos, em 1900, foram primordialmente reformulações de posições já estabelecidas.

         A psicanalise já é uma velha senhora. A data de seu nascimento, entretanto, é muito imprecisa. Talvez tenha sido no período 1893-1896, quando Freud formula sua hipótese principal sobre a etiologia sexual das neuroses, ou teria nascido mais precisamente em 1895, por ocasião da publicação de estudos sobre a histeria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com