TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos

Casos: Fundamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

Web-aula 1- Contextualização histórica

A Revolução Industrial

Mudança da Paisagem: 1ª Revolução Industrial e as Indústrias

Os lucros da colonização da América beneficiaram a ascensão da França e da Inglaterra, admitindo à Inglaterra, agrupar as condições econômicas, políticas e sociais, que acabou gerando a Revolução Industrial, no século XVIII.

A Revolução Industrial foi consequência das transformações ocorridas na agricultura, indústria, transportes, bancos e comunicações, que propiciaram o desenvolvimento da economia capitalista. De modo social, o processo de transformações repartiu a sociedade inglesa em duas classes: a burguesia, que se tornava a proprietária dos meios de produção - máquinas, ferramentas e fábricas - e o proletariado, a classe assalariada.

A Revolução Industrial expressou o processo de mecanização do setor industrial, que ocorreu primeiro na Inglaterra e depois em outros países como a França, os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão, etc.

1© Rosane Ap. Belieiro Malvezzi, UNOPAR, 2009.

A Revolução Industrial e a Inglaterra

As condições adequadas para a explosão da Revolução Industrial na Inglaterra foram:

• Acúmulo de capitais provenientes do comércio colonial;

• Revolução Agrícola, fonte de acumulação de capitais pela produção mecanizada de alimentos;

• Ricas jazidas de ferro e carvão (para a construção de máquinas e ferramentas);

• Desenvolvimento científico;

• Ampliação do mercado interno e externo: a Inglaterra permitiu o crescimento do mercado interno pela abertura de canais, estradas e portos. Dispondo de uma esquadra poderosa, a Inglaterra dominava o mercado externo;

• Liberação de mão-de-obra no campo para a cidade, favorecendo o acúmulo de capitais, graças aos baixos salários pagos aos trabalhadores.

Transformações Ocorridas Com a Revolução Industrial

A principal transformação foi a utilização da máquina e a divisão técnica de trabalho, que provocou aumento de produção e produtividade. A produção industrial expandiu a urbanização e resultou no despovoamento dos campos diante da Revolução Agrícola, evasão rural. A partir de 1780, o conjunto de todas as condições produtivas (ferro, carvão, máquinas, desenvolvimento técnico e científico e abundância de mão-de-obra humana) permitiu o desenvolvimento do capitalismo industrial de modelo liberal.

Capitalismo

O capitalismo, que foi desenvolvido na Revolução Industrial, passou por três fases significativas, sendo: de 1780 a 1870, a primeira fase, chamada de capitalismo industrial liberal; de 1870 a 1945, a segunda fase, chamada de capitalismo industrial monopolista; e de 1945 em diante, a terceira fase, chamada de internacionalização do capitalismo.

A primeira fase (1780/1870) foi caracterizada pela liberdade econômica da burguesia na produção e venda, fazendo circular as mercadorias produzidas, na compra de matérias-primas e na fixação de salários do proletariado. A produção industrial era realizada em pequenas e médias fábricas, com divisão de trabalho entre os operários, com a utilização das máquinas movidas a vapor, mão-de-obra assalariada, produção em larga escala, o que possibilitava lucros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com