TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Gestalt

Artigos Científicos: Fundamentos Da Gestalt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos da Gestalt:

CONTINUIDADE: Está relacionada à coincidência de direções, ou alinhamento, das formas dispostas.

No Slide: Se vários elementos de um quadro apontam para o mesmo canto, por exemplo, o resultado final “fluirá” mais naturalmente e facilita a compreensão. O conceito de boa continuidade está ligado ao alinhamento, pois dois elementos alinhados passam a impressão de estarem relacionados, ou seja, em harmonia.

SEMELHANÇA: Define que os objetos similares tendem a se agrupar.

No Slide: A similaridade pode acontecer na cor dos objetos, na textura e na sensação demassa dos elementos. Estas características podem ser exploradas quando desejamos criar relações ou agrupar elementos na composição de uma figura. Por

outro lado, o mau uso da similaridade pode dificultar a percepção visual como, por exemplo, o uso de texturas semelhantes em elementos do “fundo” e em elementos do primeiro plano.

PROXIMIDADE: Os elementos são agrupados de acordo com a distância a que se encontram uns dos outros.

No Slide: Logicamente, elementos que estão mais perto de outros numa região tendem a ser percebidos como um grupo, mais do que se estiverem distante de seus similares.

PREGNÂNCIA: Diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu caráter mais simples: uma espada e um escudo podem tornar-se uma reta e um círculo.

No Slide: É o princípio da simplificação natural da percepção. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada: desta forma, a parte mais facilmente compreendida em um desenho é a mais regular, que requer menos simplificação.

FECHAMENTO:O princípio de que a boa forma se completa, se fecha sobre si mesma, formando uma figura delimitada.

No Slide:O conceito de fechamento relaciona-se ao fechamento visual, como se completássemos visualmente um objeto incompleto. Ocorre geralmente quando o desenho do elemento sugere alguma extensão lógica, como um arco de quase 360º sugere um círculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com