TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Didático-Pedagógico

Trabalho Escolar: Fundamentos Didático-Pedagógico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Ao entender o conhecimento como um processo de reflexão que exige o compartilhamento de saberes provenientes de diferentes áreas de informações de diferentes fontes, logicamente, o trabalho didático-pedagógico do Instituto Libertas será SEMPRE orientado no sentido de criar as oportunidades para que os alunos aprendam dessa maneira: agindo, discutindo, refletindo.

Aprender pelo processo de ação-reflexão-ação significa:

1. Uma nova postura por parte do professor, que se torna, além de uma autoridade em sala de aula, um mediador entre o objeto do conhecimento e o aluno, ou seja, o professor procura não ensinar, mas trabalhar para que o aluno aprenda a aprender, buscando as informações necessárias, compartilhando essas informações, trocando idéias, debatendo, concluindo, revendo suas conclusões

2. O uso dos projetos de ensino como estratégia pedagógica preferencial (mas não única!): os projetos de ensino têm, fundamentalmente, a característica de permitir que as aprendizagens dos alunos sejam significativas, que façam sentido. Uma coisa é aporender sobre clima observando os fenômenos climáticos no próprio context. Outra é empreender uma investigação sobre as diferenças climáticas nas diversas regiões brasileiras. Outra ainda é procurar entender as variações climáticas relacionadas às transformações no meio ambiente. Ainda outra é compreender a importância social desse estudo, considerando-se a influência do clima e das variações no meio ambiente sobre a vida humana. Ou seja, tudo aquilo que a etapa de desenvolvimento e a medida da curiosidade dos alunos permitir que seja trabalhado.

3. Diversidade de fontes de informação: um projeto pedagógico não pode ter apenas um livro didático como fonte. Necessariamente, trabalhará com diversas fontes: fotos, filmes, excursões, entrevistas, textos diversos, inclusive textos literários, jornalísticos, propagandas. A cada etapa do projeto, o professor e os alunos registram suas conclusões, mesmo que parciais, até que, no final, resulta disso um registro completo do que foi aprendido com o projeto.

Para que o processo ensino-aprendizagem baseado na idéia de construção e de realimentação da inteligência seja possível, a organização da prática pedagógica da escola não pode ser feita nos moldes tradicionais: escola intra-muros, cada criança em sua sala, em sua carteira, com seus materiais, com sua professora, especialista em tal disciplina, dona de tal e tal horário...

O processo de construção da aprendizagem exige: tempo e espaços escolares flexíveis; agrupamentos diferentes (organizados conforme a etapa de desenvolvimento dos alunos); professores que sejam competentes nos conteúdos de suas respectivas disciplinas e também do ponto de vista da formação pedagógica; avaliação processual dos resultados; planejamento por disciplina e também por projetos interdisciplinares; uma gestão de sala de aula que seja absolutamente compatível com os princípios da escola.

O Instituto Libertas reconhece que as aprendizagens se processam segundo o tempo de desenvolvimento biológico, emocional e cognitivo dos alunos. Portanto, se organiza em fases:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com