TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Epistêmicos

Casos: Fundamentos Epistêmicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

1- Escreva sobre as características do Racionalismo.

R: O Racionalismo pode consistir em considerar a razão como essência real, tanto natural quanto histórico. Sustenta a primazia da razão, da capacidade de pensar, raciocinar, em relação ao sentimento e a vontade, pressupondo uma hierarquia de valores entre as faculdades psíquicas, ou a posição segundo a qual somente a analise lógico ou razão pode propiciar desta forma o desenvolvimento da análise científica do método matemático, que passa a ser considerado como instrumento puramente teórico e dedutivo que se prescinde de dados empíricos, aplicados as ciências físicas que levaram a uma crescente fé na capacidade do intelecto humano para isolar a essência o real e ao surgimento de uma série de sistemas metafísicos fundados na convicção de que na razão constitui o instrumento fundamental para a compreensão do mundo, cuja ordem interna teria um caráter racional.

2- Escreva sobre as características do Empirismo

R: Não há idéias inatas, nem conceitos abstratos. O conhecimento se reduz as impressões sensíveis e as das impressões sensoriais.

As qualidades sensíveis não são subjetivas. Os primeiros princípios e em particular o da casualidade, reduzem-se a associações de idéias convertidas e generalizadas sob forma de associações habituais.

O conhecimento é ilimitado aos fenômenos e toda a metafísica, conceituada em seus termos convencionais é impossível.

Pág.220

Questão 1 ¬– a critica para ele é necessária para promover uma metafísica fundamental como consciência e realiza sua obra de modo inteiramente a priori.

Questão 2- O Empirismo, cujo principal seguidor foi Hume, nega a existência de axiomas como princípios de conhecimento, logicamente independentes da experiência. Hume sustenta que a repetição de um fato não nos permite concluir, em termos lógicos, que ele continuará a repetir-se da mesma forma indefinidamente.

Já o Racionalismo, cujo principal seguidor foi Descartes, firma que a razão é considerada fonte de conhecimento independente da experiência e que a autoridade soberana da razão e rejeita a intervenção do sentimento ou da tradição na ordem teórica.

Pág. 230

Questão1 - Kant critica o sujeito cartesiano, o caráter psicológico da experiência desse sujeito e os pressupostos metafísicos de uma consciência entendida como uma substância pensante. Hegel por sua vez, critica a concepção kantiana de um sujeito transcendental como excessivamente formal, a consciência considerada dada, como originária, sem que Kant jamais se pergunte pela sua origem, pelo processo de formação da subjetividade.

Questão 2-Tanto para um quanto para outro a Filosofia da História serve de base e como estrutura de sustentação para seus sistemas. Kant, no entanto, é sutil na sua Filosofia da História, concebendo que há um conjunto articulado de etapas sucessivas que levam o homem de sua menoridade até sua maioridade. Quanto a Hegel, que é bem mais evidente a Filosofia da História é o centro de seu pensamento. A história é a história do espírito e o espírito que está manifestando na história é o espírito de Deus, isso equivale dizer que Deus, isso equivale dizer que a história, em modelo judaico- cristão, PE linear e cainha para uma apoteose em que há ua supremacia do espírito e do esclarecimento.

Questão 3 – Hegel vê o processo de formação da consciência em 3 processos básicos: relações morais (família/vida social), linguagem (simbolização/representações) e trabalho (interação do homem com a natureza peara extração de seus meios de subsistência).

As relações morais mostram o papel quem p outro exerce na formação da consciência de um indivíduo. Ele só se reconhece quando outro indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com