TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENERO VERSUS SEXO

Exames: GENERO VERSUS SEXO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  340 Visualizações

Gênero versus sexo

A diferença entre gênero e sexo é que sexo é biológico, ou seja, é o que distingue o homem da mulher fisicamente. Gênero corresponde ao comportamento perante a sociedade, e isso independe do sexo, pois, atualmente homens e mulheres executam funções similares e=ou iguais em seu cotidiano.

Orientação sexual e identidade sexual refere-se aos sentimentos afetivos por outra pessoa, independente do sexo. Ou seja, pode ser para com o sexo oposto, ou com pessoas do mesmo sexo, ou até mesmo com ambos os sexos.

A sensação de como uma pessoa se vê ou o que sente, é o que determina sua identidade, essas são suas emoções.

A violência do gênero é quando a sociedade julga o comportamento dos outros em relação as suas atitudes e comportamentos sexuais, afetivos, etc. demonstrando preconceito e até mesmo atos de violência (tanto psicológica quanto física). Geralmente homossexuais e mulheres são os mais menosprezados perante uma sociedade ignorante.

Vale ressaltar, que ter opinião oposta, não significa que a pessoa é preconceituosa, como muitos julgam sofrer. Deve-se respeitar o espaço do outro para que vivamos em uma sociedade na qual todos tem o mesmo nível de respeito e igualdade.

Indivíduos com culturas, opções, pensamentos, opiniões distintas, deve respeitar um ao outro, e deve analisar se realmente a pessoa que disse ser vitima de preconceito, realmente sofreu o ato. Pois muitas pessoas cometem o equivoco de que uma opinião subjetiva é um ato de preconceito.

...