TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAVIDEZ

Tese: GRAVIDEZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Tese  •  2.827 Palavras (12 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 12

PRIMEIRO MÊS DE DESENVOLVIMENTO

Pouco depois da fecundação, a grande atividade provocada no óvulo pela entrada do espermatozóide dá lugar a primeira divisão do ovo, da qual remitam duas células. No início do quarto dia acorrem 12 a 16 blastômeros; dizemos que está formada a mórula, que se apresenta como uma bola maciça, formada por células arredondadas e semelhantes entre si.

Dentro da pequena bola maciça, forma-se uma pequena cavidade; na parede que rodeia essa cavidade, as células se dispõem em dois grupos, uma amada superficial chamada trofoblasto, que irá nutrir e uma massa celular interna

Por volta do décimo dia, o ovo cava um ninho na parede do útero, aonde se acolhe para permanecer por nove meses num ambiente onde não lhe faltarão alimento, água e calor.

O trofoblasto começa a crescer e emitir tentáculos para os tecidos uterinos circundantes. À proporção que os trofoblastos destroem mais tecidos e abrem mais vasos, o útero forma uma barreira de tecidos reforçados para a formação de um órgão definitivo para a nutrição do embrião em crescimento. Tal órgão é a placenta – massa discóide,presa ao embrião pelo cordão umbilical.

A parte verdadeiramente embrionária do ovo é chamada lâmina, formada pela dupla camada de células entre o saco amniótico e a vesícula vitelina. Esta lâmina recebe o nome de disco embrionário; a camada externa é o ectoderma; a interna é o endoderma. Logo a seguir forma-se uma terceira camada chamada mesoderma. O mesoderma além de ficar entre as duas camadas, também expande-se para a área extra-embrionária, para forrar o interior do trofoblasto e revestir âmnios e o saco vitelino.

1 mês de gravidez Quase em seguida (por volta dos dezesseis dias), surgem às células sangüíneas primitivas. Vemos assim, na terceira semana de vida esboçar-se o sistema sangüíneo. ilhotas são formadas, cujas células centrais se libertam e começam a movimentar-se vagarosamente por delgados vasos sangüíneos.

Dentro dos limites do disco embrionário - extremidade cefálica do embrião - esses finos vasos se fundem até se formar o coração. Primeiramente a formação do tubo cardíaco, que, após várias transformações, chega a se formar o coração humano e por fim, contrair e dilatar, forçando o sangue a circular. Isso ocorre por volta do vigésimo quinto dia. Por essa mesma época, também surge o sistema nervoso. Na camada ectodérmica surge à placa neural, cujos bordos da mesma se alteiam como pregas, de modo a constituir um tubo.

Ao fim do 1º mês, o embrião humano mede aproximadamente 6mm de comprimento com a cabeça muito encurvada para diante, com uma pequena cauda pontuda recurvada abaixo do ventre, não tem face, apenas uma abertura ampla e funda. O coração é grande e por transparência percebem­se no dorso, cerca de trinta e cinco blocos de tecidos, chamados de somitos, que darão origem às massas musculares. Também se observam os arcos branquiais com aparência que lembram costelas.

Estes arcos que são órgãos em formação, são chamados de branquiais porque correspondem às brânquias (órgãos respiratórios dos peixes). Curiosamente, nos primeiros estágios de desenvolvimento, os embriões dos mamíferos não são muito diferentes dos embriões dos outros vertebrados.

No interior do embrião já se acham esboçados órgãos do adulto: olhos, nariz, estômago, pulmões, rins etc.

SEGUNDO MÊS DE DESENVOLVIMENTO

2 meses de gravidezJá no segundo mês, o embrião possui uma face, que, embora grotesca, é inconfundivelmente humana; o pescoço liso suporta a enorme cabeça, os braços e pernas mostram dedos e artelhos, cotovelos e joelhos.

O sexo não só aparece nas glândulas sexuais específicas (testículos e ovários), mas na própria aparência dos órgãos sexuais externos. É por esta época que a cauda humana alcança seu maior desenvolvimento para depois regredir. Durante este sala, o embrião aumenta em comprimento seis vezes (de 6 mm a 35 mm) e aproximadamente quinhentas vezes o peso (100 miligramas).

Ao encerrar o segundo mês, o maxilar inferior ainda é pequeno, o queixo é pouco pronunciado, o nariz é lago e chato, a olhos são muito distantes e a testa proeminente.

Há o aparecimento dos ossos no interior dos braços e pernas e a constituição dos músculos definitivos do indivíduo humano. Durante o 2° mês, surgem a moldes para os componentes da espinha dorsal (33 vértebras), das costelas (12 pares), omoplatas, clavículas, ossos dos braços (3), ossos do punho (8) ossos do pé (19). O segundo mês também é caracterizado pelo aparecimento do fígado, que no final deste, inicia sua função de secretar bile.

O apêndice Caudal (cauda), proeminente no primeiro mês, cresce muito lentamente, de modo que vai se tornando cada vez menos distinto, até incorporar-se á região inferior do tronco, correspondente á pélvis.

Concluindo, podemos dizer que neste período aparecem a primeiros centros de ossificação, principalmente no crânio e nas regiões dos ossos mais longos. Conseqüentemente o corpo perde alguma flexibilidade, salientam-se as formações do rosto e tornam-se também mais nítidos e diferenciados os membros e os dedos. A partir daí, o crescimento se processa com rapidez.

Devemos salientar como aspecto importante do desenvolvimento, que é neste período em que se estabelece em definitivo e padrão da organogênese (formação de órgãos), sendo o feto neste período mais sensível a ação dos agentes teratogênicos.

TERCEIRO MÊS DE DESENVOLVIMENTO

3 meses de gravidezDurante o terceiro mês, a boca, o nariz e a garganta sofrem uma melhoria considerável. Do assoalho da boca levanta-se uma cunha do tecido superficial na espessura dos maxilares superior e inferior. Logo essa cunha de tecido se fende em duas, por sulcos profundos do assoalho e na abóboda da boca. Há o aparecimento do gérmen do dente. A transformação de cada gérmen dentário em um dente é complexo.

Embora seja necessário passar mais seis meses para ouvirmos o choro da criança, no terceiro mês, as cordas vocais já surgem. No princípio, essas cordas são grossas e frouxas, sendo que, por volta do meio da gravidez, no seu interior aparecem fibras musculares e elásticas retesadas; porém, na época do nascimento, as cordas vocais são relativamente grossas e arredondadas.

O sistema digestivo do feto começa também a mostrar sinais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com