TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glossario Sobre Carl Jung

Artigo: Glossario Sobre Carl Jung. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

GLOSSÁRIO

Alma: Jung define alma como sendo um “algo”, complicada de muita diversidade, impossível de ser apreendida por uma simples psicologia dos instintos. Na sua fala diz que a alma é um tipo de local onde se guarda imagens e coisas vividas. Num trecho ele diz que é através da alma que ele atinge seu mundo interior, então coloca que a alma seja o mundo interior de todos.

Alquimia: “Química arcaica” que pode ser dito como conteúdo do inconsciente. O alquimistas procuravam o sentido e segredo de Deus nesse conteúdo que antes denominava desconhecido. Assim define alquimia também como uma espécie de imagem espetacular primitiva e obscura de imagens e pensamentos cristãos. Imagens simbólicas e paradoxos são típicos na linguagem dos alquimistas.

Amplificação: a amplificação envolve o uso de paralelismo mítico, históricos e culturais a fim de esclarecer e ampliar o conteúdo metafórico onírico. A amplificação possibilita o sonhador abandonar a imagem que ele tem individual e pessoal com relação a imagem onírica e assim partir para uma nova interpretação.

Anima e animus: Jung define isso como a parte masculina na mulher e a parte feminina nos homens. A anima do homem procura unir e juntar, o animus da mulher procura diferenciar e reconhecer. Essa relação é inconsciente. O Animus é um influencia sobre o sentimental da mulher já o anima é uma influencia no entendimento do homem.

Arquétipo: È estudada a partir de suas manifestações são um tipo de instinto. Jung usa uma frase que pode explicar bem o arquétipo, “ Não devemos entregar-nos a ilusão de que finalmente poderemos explicar um arquétipo e assim liquida-lo”. A melhor tentativa de explicação não será mais do que uma tradução relativamente bem sucedida em um outro sistema de imagens.

Associação: È uma ligação de espontânea de ideias, percepções, imagens de acordo com determinados temas, motivos, semelhanças. A associação de Freud e Jung em relação aos sonhos são diferentes.

Consciência: È como você olhar pra uma coisa e ela se torna consciente em nós. Ele se refere ao termo consciente usando uma frase que dá pra explicar o que realmente é isso para ele “nossa consciência não se cria a si mesma mais emana das profundezas desconhecidas” ou seja vem do inconsciente desde quando era criança se vem todos os dias imagens e coisas do passado, despertando do sono e do inconsciente e se tornando consciente.

Experiências de Associações: È um tipo de teste para se descobrir complexos pela reação e interpretação de palavras indutoras.

Extroversão: Relação com o mundo externo, o contrario disso é a introversão que é a relação com o mundo interno.

Hierosgamos: È um tipo de casamento sagrado ou espiritual. Ex: a relação com a igreja e Cristo essa relação de noivo e noiva, a igreja é a noiva de Cristo assim como a lua é do sol.

Imagem de Deus: Símbolo do si mesmo,uma frase que Jung coloca pra explicar essa imagem de Deus “só por meio da psique podemos constatar que a divindade age em nós dessa forma, somos incapazes de distinguir se essa atuações provem de Deus ou do inconsciente” isso é não podemos saber se essa divindade e o inconsciente constituem duas grandezas diferentes.

Inconsciente: Usado com o termo desconhecido, a parte e as coisas que ignoramos com aquilo que não tem relação com a pessoa. Existe 2 tipo de desconhecido: os exteriores, e os que é de experiência imediata. Um do grupo interior e outro do grupo exterior. Então tudo que eu senti e não gostei, tudo que eu quis esquecer, tudo que eu guardo, experiências, imagens e qualquer outro tipo de lembrança está presente nesse “desconhecido” o inconsciente. Existe dois tipo de inconsciente: o pessoal aquele individual da pessoa formado por representações ou impressões penosas intencionalmente reprimidas, e o coletivo que está aquelas representações herdadas, conteúdos universais.

Individuação: Realização de si mesmo, significa que quando a pessoa se torna um ser individual.

Inflação: Tem uma importância pessoal muito grande e um sentimento de inferioridade, um tipo de expansão da personalidade de acordo com a identificação.

Introversão: Relação com o mundo interno, ao contrario disso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com