TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo carl jung

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 3

A teoria analítica de Jung tem como base os estudos de Freud uma vez que foram próximos sendo que Jung trabalhava junto com ele e por descordarem em aspectos como a casualidade e a teologia, Jung em sua teórica postulava que o passado o que dirige o comportamento do presente é o passado como realidade e o futuro como potencialidade, ele levava em consideração o futuro e o passado no que dizia respeito a personalidade, criando termos como a personalidade coletiva e personalidade individual, a coletiva é modificada e elaborada pelas experiências que recebe sendo pré-formada racionalmente, na individual é resultado da interação de forças externas e internas. Jung também usava da mitologia, de símbolos, crenças e costumes para complementar seus estudos, ele também dividiu uma estrutura de personalidade assim como Freud porém com algumas diferenças, as divisões eram ego, inconsciente individual, inconsciente coletivo, persona e sombra.

Cada uma das estruturas psíquicas tem as suas definições e particularidades, o ego é a mente consciente ela é constituída memórias, pensamentos e sentimentos conscientes, sendo relacionado a sentimentos de identidade e continuidade é denominado como o centro da personalidade. No inconsciente individual estão as experiências reprimidas e ignoradas e também esquecidas, os sentimentos, pensamentos, percepção e memórias são organizadas, os elementos geralmente associados a ele são inconscientes podendo se reverterem para conscientes. O inconsciente coletivo, Jung descreve como o resíduo psíquico da evolução do homem, são experiências repetidas por gerações que se acumulam, ele também denominou como arquétipos que são persona, anima e animes e sombra, são sistemas dinâmicos considerados autônomos que pela evolução de alguns deles podem ser tratados como sistemas separados da personalidade.

Os arquétipos tem as suas definições como a persona que é representada pela personalidade pública, é a opinião publica fixada no indivíduo, ela se opõe a personalidade privada que existe por baixo da faixada social. A anima e o animus são as características femininas encontrada nos homens e as masculinas encontrada nas mulheres, foram imprimidas pela convivência através do tempo. E a sombra que fica responsável por gerencia o aparecimento de pensamentos sentimentos e ações desagradáveis e reprováveis socialmente na consciência. Há também a Self que tem como função a sustentação da união dos sistemas psíquicos, ela une e equilibra bem como estabiliza a personalidade.

Jung em sua teoria também diferenciou as atitudes como extroversão e introversão, na atitude de introversão o indivíduo dirige a personalidade para o exterior e para o mundo objetivo, na atitude de introversão o inverso ocorre onde o indivíduo orienta-se para dentro de si e para o mundo subjetivo, Carl também delimitou quatro funções psicológicas fundamentais que são pensamento, sentimento, sensação e a intuição, no pensamento é através dele que o homem tenta compreender tudo ele é ideacional e intelectual, o sentimento que mostra o valor de cada coisa para o sujeito, a percepção que é a produção de fatos concretos, da realidade, a intuição é a percepção pelos processos inconscientes. Jung também descreveu a energia psíquica na qual é originada pelo processo metabólico corporal, com a energia do organismo, é o trabalho da personalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com