TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Goodyear no mundo

Resenha: Goodyear no mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Resenha  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

A Virada da Goodyear

Goodyear no mundo

Foi o norte-americano Charles Goodyear que descobriu e registrou, em 1841, o processo de vulcanização da borracha, dando início a uma nova era na utilização do material. Homenageando o inventor, em 1898, o empresário Frank Seiberling fundou a The Goodyear Tire & Rubber Company, na cidade de Akron, em Ohio, no Meio-Oeste americano.

Com a ajuda do projetista de pneus Paul Litchfield, Seiberling levou a empresa à liderança e em 1917 a Goodyear já era o maior fabricante de pneus do mundo.

Na primeira década do século 20 a indústria automobilística norte-americana crescia exponencialmente e a Goodyear também. O slogan da época, "Mais gente roda com pneus Goodyear", aplicava-se perfeitamente ao cenário: em 1905 circulavam 78 mil carros no país; três anos depois esse número subiu para 198 mil.

Depois de iniciar a fabricação de pneus de avião em 1909, a Goodyear expandiu suas atividades na Primeira Guerra Mundial, a partir de 1914, passando a fabricar itens como os dirigíveis, utilizados para observação nas manobras militares.

Ao fim da guerra, em 1918, a empresa começou a vislumbrar as enormes possibilidades de expansão internacional. Assim o Brasil entrava no horizonte da Goodyear.

Goodyear no Brasil

No Brasil, a Goodyear iniciou as suas atividades em 1919, com um escritório de vendas e um armazém, comercializando produtos importados.

No ano de 1939 inaugurou sua primeira unidade industrial no país, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos. A companhia cresceu no país, diversificou e aumentou sua produção, atendendo às necessidades de uma sociedade que se modernizava e se industrializava.

O crescimento levou à construção de uma nova unidade, em Americana (SP), inaugurada em 1973 como a maior fábrica de pneus da América Latina e uma das mais modernas do mundo.

Hoje, tendo os pneus como seu principal negócio, a Goodyear do Brasil fabrica produtos de alta qualidade, incorporando as mais avançadas tecnologias. São pneus radiais e convencionais para automóveis, caminhonetes, caminhões, ônibus, aeronaves, equipamentos para construção pesada, terraplenagem e mineração. Completam a sua linha os produtos para recauchutagem de pneus (bandas pré-curadas, camelback, borrachas especiais e cola-cimento).

Os pneus Goodyear destinam-se a três mercados principais: montadoras de veículos (como equipamento original), reposição e exportação. Para apoiar suas vendas aos consumidores brasileiros, a Goodyear conta com uma rede de 145 revendedores oficiais de pneus, com mais de 1000 pontos de vendas. As exportações da Goodyear do Brasil alcançam 90 países em todos os continentes.

A Missão

"Constante melhoria em pessoas, valores e serviços, buscando a satisfação dos nossos clientes, prosperidade da Goodyear e do seu pessoal."

NOSSOS VALORES

Nosso Bom Nome

• Conduzir nossos negócios dentro do mais elevado padrão ético e legal.

• Firmar nosso nome como sinônimo de excelência.

• Operar em nível mundial como uma corporação socialmente responsável.

Nossos Clientes

• Ouvir e responder rapidamente às necessidades e expectativas dos nossos clientes.

• Valorizar de forma irrestrita o consumidor de nossos produtos e serviços.

• Assegurar o mais alto padrão de qualidade de produtos e serviços.

Nossos Funcionários

• Tratar todos os funcionários e suas idéias com dignidade e respeito, e recompensar a iniciativa e a realização.

• Estimular o desenvolvimento dos nossos funcionários através de orientação e treinamento.

Nossos Acionistas

• Funcionar como uma organização orientada para negócios.

• Garantir contínua valorização dos acionistas através do aumento de rendimentos lucrativos e sustentáveis.

• Ser o fabricante com mais baixo custo dentre nossos maiores competidores em todo o mundo.

1 - Em que aspecto o caso de Goodyear tem a ver com a teoria estratégica organizacional?

Ao assumir a empresa Goodyear, Stanley Gault, deparou-se em uma circunstância desordenada, caótica, onde a mesma apresentava um elevado prejuízo e passava por forte estagnação (parou de evoluir) no mercado. Resolveu promover um turnaround (virada) reestruturando a companhia. Gault baseou-se na teoria estruturalista que tem uma abordagem múltipla e com enfoque em aspectos como: organização formal e informal; recompensas salariais, materiais e sociais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com