TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graficos De Estimulos Discriminativo.

Trabalho Escolar: Graficos De Estimulos Discriminativo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  1.773 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO SNIFFY

Relatório apresentado á disciplina Psicologia Geral Experimental do curso de psicologia da Unip, como requisito parcial para a Atividade Prática Supervisionada, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Portela.

São Paulo

2013.

RESUMO

Estudo realizado em um laboratório com base nos princípios básicos da análise experimental do comportamento segundo o Behaviorismo radical de Skinner onde foi utilizado um rato virtual que simula albino da raça Wistar. Foram realizados experimentos como registro do nível operante registrando o comportamento do sujeito antes de qualquer intervenção do experimentador, treino ao comedouro ensinando o animal onde está o alimento, modelagem reforçando o comportamento de levantar-se para que o animal se aproximasse do comportamento alvo que era pressionar a barra, CRF visando consolidar a aprendizagem, extinção extinguindo o comportamento aprendido para voltar ao nível operante. Os resultados desses experimentos foram mostrados e analisados por meio de gráficos.

Palavras chave: condicionamento operante, reforçamento, extinção do comportamento.

SUMÁRIO

RESUMO.........................................................................................................1

INTRODUÇÃO.................................................................................................3

MÉTODO.........................................................................................................4

RESULTADOS................................................................................................6

DISCUSSÃO...................................................................................................9

CONCLUSÃO..................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................11

ANEXOS.........................................................................................................12

INTRODUÇÃO

A análise experimental do comportamento nos proporciona enquanto alunos do curso de psicologia a oportunidade de observar, analisar e prever o comportamento de um sujeito experimental com base em testes empíricos realizados em um laboratório de psicologia. No laboratório estudamos os princípios básicos da análise experimental do comportamento. Utilizamos para tal experimento ratos albinos por terem uma fisiologia parecida com a dos seres humanos, e em comum algumas características comportamentais, e isso favorece o experimento com tais animais. Ao estudarmos o comportamento dos ratos temos idéias de como será o comportamento dos seres humanos em tais situações. Foram realizadas atividades como o registro do nível operante, registrando assim o comportamento do sujeito minuto a minuto para saber como se comportava antes de promovermos qualquer alteração no ambiente, pois tais alterações poderão modificar o comportamento do animal. No treino ao comedouro, reforçamos o comportamento do animal com bolotas de comida todas as vezes que ele se aproximava da barra. Na modelagem reforçamos algumas respostas e deixamos de reforçar respostas similares, afim de que o animal aprenda um novo comportamento a partir de comportamentos anteriores. Na sessão de CRF reforçamos o novo comportamento que foi aprendido para consolidar a aprendizagem, aumentando assim a freqüência de tal comportamento. Na extinção suspendemos o reforço do comportamento aprendido diminuindo assim a chance desse comportamento aumentar ou se repetir, retornando a freqüência do comportamento ao nível operante. Na discriminação, apresentamos estímulos antes do comportamento e que aumentam a chance do comportamento ocorrer. No esquema de reforçamento intermitente o sujeito teria que apresentar um determinado número de respostas para que houvesse a apresentação do reforço. O relatório está (Baseado no livro Princípios Básicos da análise do comportamento, Moreira e Medeiros).

MÉTODO

SUJEITO

O sujeito do nosso experimento foi um rato virtual que simula albino da raça Wistar. Experimentalmente ingênuo, e foi privado de alimento durante a realização do experimento. Estudamos ratos albinos por terem uma fisiologia parecida com a dos seres humanos, e em comum algumas características comportamentais, e isso favorece o experimento com tais animais. Ao estudarmos o comportamento dos ratos temos idéias de como será o comportamento dos seres humanos em tais situações.

INSRUMENTOS

Utilizamos um programa de computador chamado Sniffy Pro programa este que simula um rato real dentro de uma caixa com vários estímulos, reproduzindo assim a caixa de condicionamento operante de Skinner. Em cada sessão experimental realizado em duplas, usando um cronômetro, e folhas de registro, onde eram anotados todos os comportamentos do sujeito de acordo com o experimento.

PROCEDIMENTOS

A primeira sessão foi nível operante. Nessa sessão experimental o animal foi observado durante quinze minutos, a fim de saber como era o comportamento do sujeito antes que houvesse intervenção, para sabermos se houve mudança de comportamento. Observamos minuto a minuto, durante quinze minutos os cinco comportamentos que foram pré-determinados. Pressionar a barra, levantar, limpar-se, farejar e beber água e comer.

Os critérios que define cada um desses comportamentos são:

Pressionar a barra: Se o animal tocar a barra com uma, ou as duas patas dianteiras ou com o focinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com