TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez E Desenvolvimento Pre Natal

Trabalho Universitário: Gravidez E Desenvolvimento Pre Natal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

Gravidez: Condição física na qual o corpo de uma mulher está nutrindo o embrião ou feto em desenvolvimento.

Desenvolvimento Pré-Natal: Processo que transforma um zigoto em recém-nascido.

A experiência da mãe

Dividida em 3 períodos de 3 meses ou trimestres.

1° trimestre: Começa quando o zigoto se implanta no revestimento do útero de uma mulher. Aumenta o tamanho dos seios, a cerviz fica mais espessa e secreta muco, o útero começa a mudar de posição e fazer pressão sobre a bexiga, na qual a gestante começa a urinar com mais frequência, outro sinal comum na gravidez é o enjoo matinal. O acompanhamento pré-natal durante o primeiro trimestre é imprescindível além de ser importante também para a saúde da mãe. Cerca de 15% das gestações terminam em aborto espontâneo, sendo importante a assistência medica, pois o corpo da mulher pode não expelir o embrião inteiro.

2° trimestre: 13° a 24° semana, o enjoo matinal desaparece e aumenta o apetite. O sexo do bebe pode ser determinado a partir da 13° semana. As gestantes portadoras de qualquer tipo de diabete, precisar ser cuidadosamente monitoradas durante o 2° trimestre porque seus bebes podem crescer rápido demais, levando ao parto prematuro ou a geração de um bebe que é grande demais para um parto vaginal. O aborto espontâneo diminui no 2° trimestre, porém alguns fetos morrem entre a 13° e 20° semana de gravidez.

3° trimestre: 25° semana, aumento de peso e do abdômen, seios da mulher começam a segregar colostro. O monitoramento da pressão arterial é especialmente importante.

Desenvolvimento Pré-Natal

3 estágios de desenvolvimento pré-natal são definidos e 2 padrões de desenvolvimentos.

Padrão Cefálio-Caudal: ocorre da cabeça para as partes inferiores do corpo.

Padrão Próximo-Distal: ocorre de maneira ordenada do tronco para as extremidades.

1 - Estagio Germinal: começa na concepção e termina na implantação.

2 - Estágio Embrionário: começa na implantação, aproximadamente na terceira semana da concepção e continua até o fim da oitava semana. No final da oitava semana, a organogênese, o termo técnico para desenvolvimento de órgãos, está completa.

3 - Estagio Fetal: Envolve refinamentos dos sistemas corporais que são essenciais para a vida extrauterina. A maioria das estruturas cerebrais está plenamente desenvolvida no final da 24°; idade média de viabilidade.

O cérebro fetal - Maior parte da formação e melhor ajuste do cérebro ocorre durante o estágio fetal, a velocidade da formação de neurônios aumenta na 10° e 18° semanas, em um processo chamado de proliferação neuronal. Entre a 13° e 21° semanas, os neurônios recém-formados migram para as partes do cérebro onde permanecerão para o resto da vida do indivíduo. Várias mudanças no comportamento fetal indicam que o processo de formação de sinapse está em andamento. A formação de sinapse requer o crescimento de duas estruturas neuronais:

Axônios - Extensões dos neurônios, semelhantes a caudas.

Dentritos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com