TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases genéticas do desenvolvimento infantil, desenvolvimento do pré-natal ao nascimento, desenvolvimento físico, cognitivo e social em bebes.

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.370 Palavras (10 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Este trabalho visa aprofundar nossos conhecimentos em como se dá o desenvolvimento infantil desde o pré-natal até 1 ano de idade. Bases genéticas do desenvolvimento infantil. Desenvolvimento do pré-natal ao nascimento. Desenvolvimento físico (psicomotor) em crianças de 4 meses a 1 ano e o desenvolvimentos cognitivo e social em crianças de 4 meses a 1 ano.

Bases genéticas do desenvolvimento

DNA ou ADN é a sigla para ácido desoxirribonucléico, que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. O principal papel do ADN é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA. O DNA é formado por duas cadeias de sequencias de nucleótidos enrrolados em dupla hélice. O nucleótido é formado por uma molécula de açucar, (a desoxirribose), um grupo fosfato e por bases azotadas: timina (T), adenina (A), citosina (C) e guanina (G). Ou seja, o DNA é um aglomerado de moléculas que contém material genético. Esse material é determinante para o bom funcionamento dos seres vivos e da formação das características físicas. É importante porque, entre outras razões, o DNA contém as informações para que se produzam proteínas.

O Código genético são sequencias de bases que compõem a molécula de DNA orienta a formação de proteínas que determinam a estrutura e as funções das células vivas . O código genético é um código universal que estabelece a equivalência entre a sequência de bases no DNA (ácido desoxirribonucléico) e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína. É estabelecido através da complementaridade entre as bases nitrogenadas puras e primídicas, que são de quatro tipos: adenina (A), guanina (G), timina (T) e citosina (C). O código possui poucos elementos, mas são necessário que haja conexão química entre as bases que constituem ambos os filamentos, sendo que a adenina liga-se apenas à timina e a guanina sempre estará ligada à citosina.

O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucleicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico – DNA- e ácido ribonucleico – RNA). O gene é um seguimento de DNA que determina uma característica. O gene é uma unidade de informação genética. Os genes codificam ou regulam a síntese de proteínas que evidenciam as características exibidas pelos seres vivos, como a cor dos olhos, o grupo sanguíneo entre outros. Os genes controlam não só a estrutura e as funções metabólicas das células, mas também todo o organismo. Quando localizados em células reprodutivas, eles passam sua informação para a próxima geração. O conjunto de todos os genes denomina-se genoma.

No interior do núcleo o DNA se associa as proteínas e forma longos filamentos chamados cromatina. Quando a célula se encontra em divisão, a cromatina condensa e origina uma estrutura em forma de bastonete designada cromossomos. Eles nada mais são do que DNA altamente condensados. Os cromossomos são os responsáveis por carregar toda a informação que as células necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reprodução. Localizados no núcleo celular, eles são constituídos por DNA, que, em padrões específicos, são denominados genes. As características próprias de cada indivíduo, como, por exemplo, a cor dos olhos, cabelos, estatura, entre tantas outras, são hereditárias, uma vez que fazem parte de seu código genético.

Os cromossomos humanos são numerados do par 1 ate o par 23. Existem 22 pares de cromossomos idênticos em ambos os sexos, designados autossomas, e o par 23 é diferente com forme o sexo, xx no sexo feminino e xy no sexo masculino. Estes são chamados cromossomos sexuais ou hetorossomos. 23 do pai e 23 da mãe = 46 ao todo. É formado o zigoto que possui toda a informação biológica necessária para guiar seu desenvolvimento até se tornar um individuo único. Através da mitose, processo pelo qual as células não sexuais se dividem pela metade, que o DNA se replica e cada célula recém-formada tem a mesma estrutura de DNA que todas as outras.

Desenvolvimento do pré-natal ao nascimento.

A vida começa quando as células germinais dos pais se encontram. O processo da fcundação é o processo pelo qual o espermatozoide e o ovulo os gametas masculinos e o feminino, ou células sexuais combinam para criar uma única célula chamada zigoto. Cada um dos pais contribui com 23 cromossomos. Neste momento é definido o potencial genético do individuo. Está unica celula possui tod a herança genética do pai e da mãe, mas a sua realização irá depender de factores ambientais e hereditarios. Este desenvolvimento da-se em 3 periodos: o periodo germinal, o periodo embrionário e o periodo fetal.

O periodo germinal é desde a concepção até a primeira semana. Neste periodo ocorrem inumeras mitoses. É quando se dá a formação do óvulo.

O período embrionário é desde há segunda semana ate o segundo mês. Esta fase caracteriza-se pela formação da maioria dos principais sistemas do corpo. Desenvolvimento dos órgãos e principais sistemas corporais (respiratório digestivo e nervoso). Esta é a fase que o embrião se encontra mais vulnerável a influências do ambiente pré-natal e os embriões com defeitos graves originam abortos espontâneos.

O período fetal é desde há oitava semana ate o final da gravidez, é quando o corpo cresce e se aperfeiçoam os orgaos e os sistemas começam a funcionar. E também os orgãos e os musculo se tornam funcionais. Começam a registar-se movimentos, “não são passageiros passivos”: dão pontapés, viram-se e soluçam. Nesta fase o feto também muda para uma posição de cabeça para baixo e entao o corpo da mãe prepara-se para o nascimento.

Desenvolvimento físico (psicomotor) em crianças de 4 meses a 1 ano.

Desde o momento da concepção, tem inicio nos seres humanos um processo de transformação que continuará ate o final da vida. Uma unica célula se desenvolve ate se tornar um ser vivo, uma pessoa, que respira, anda e fala. E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com