TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez Pré- Natal

Trabalho Universitário: Gravidez Pré- Natal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

2. JUSTIFICATIVA

Na elaboração desse projeto, observou-se uma ênfase aos fatores relacionados à saúde da gestante e do bebê contrapondo, a inexistência de suporte ao que se refere acompanhamento e apoio social da mesma.

Através de uma analise qualitativa,constatamos que a maioria das mulheres são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) são gestantes reincidentes,adolescentes de baixa renda,com índice sócio cultural desmerecido e,muitas vezes desconhecedoras da realidade social abrangente.

Cientificamente,segundo Baptista, M.N Baptista ,A.S.D. Oliveira ,2004: “As mulheres apresentam significativamente mais sintomatologia depressiva do que homens, e muitos são ligados a fatores sociais,comportamentais e biológicos,um Fator de relevância no desenvolvimento da depressão feminina é a questão da maternidade, já que a gestação e o parto são fatores estressantes,além de que as modificações hormonais podem estar diretamente relacionadas com este fato”.

Esses Aspectos são consideráveis para que as ações do Assistente Social nos Postos de Saúde estejam voltadas como suporte ao planejamento familiar,buscando consequentemente uma redução na taxa de mortalidade infantil.

Diante da demanda apresentada,houve uma necessidade de apresentar uma proposta de intervenção que venha amenizar a problemática desse município. Há a necessidade de informações básicas e essenciais para que essas mulheres se tornem mães conscientes desde o inicio da gestação.

O publico alvo envolvido diretamente nesse projeto,são gestantes que estão sendo acompanhadas no Hospital Dom Antonio Monteiro- Senhor do Bonfim.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAIS:

Monitorar os índices de atendimento as gestantes atendidas pelo Hospital Regional Dom Antonio Monteiro.

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

• Sensibilizar instituições e a sociedade em geral para o incentivo ao Pré Natal.

• Combater através de acompanhamentos especializados a depressão em determinadas gestantes.

• Facilitar o acesso a participação das gestantes nos programas sociais.

4. METAS

Tendo como definição de resultados imediatos ás metas que dizem respeito a proposição de situações concretas e tangíveis a serem produzidas pelo HDAM, com base na realização das ações, o monitoramento e a avaliação se darão de forma sistemática,por se tratar de gestantes que colocam em risco sua própria vida e a de seus filhos,tendo portanto, o serviço de acompanhamento e assistência social,psicológica e enfermeiros ,organizados por uma equipe multiprofissional com qualificação especifica para tal atividade que utilizam a rede para atendimento dessas questões,incluindo-as no âmbito social.

Na respectiva instituição, com a participação de coordenadores do curso, orientadores do estágio, preceptores da área de saúde e estagiarias foram levantados dados qualitativos em uma dinâmica de trabalho, que compreendeu momentos fundamentais de aprendizagem nos meios de coleta e equipe interdisciplinar envolvida na concretização desse projeto.

5. PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

Em relação ás políticas sociais referentes á taxa de mortalidade cabe, aos administradores públicos federais, estaduais e municipais ações relacionadas a qualidade dos serviços de saúde médico-assistencial básico como Programa de Saúde da Família, combate as carências nutricionais,educacionais,de infraestrutura urbana,controle de violência etc.

A Maioria das mortes de menores de 1 ano ocorre no primeiro mês após o nascimento, o que significa que muitas poderiam ser evitadas se a gestante

e boa assistência na hora do parto e um adequado cuidado imediato com o recém nascido,

Diante da demanda do local apresentado pelo projeto de intervenção no campo de estágio supervisionado II,percebemos a relevância de um instrumental técnico operativo com um questionário socioeconômico com as gestantes atendidas nessa instituição, pesquisa em sites,palestras com temas escolhidos pelas gestantes mediantes a entrevista das estagiarias,que serão realizados por assistentes sociais,enfermeiras e psicólogos.

6. REQUISITOS TECNICOS

• HUMANOS:

Os profissionais envolvidos na efetivação desse projeto são:

01 Assistente Social

01 Enfermeiro

01 Psicólogo

06 Estagiários

• MATERIAIS:

Os Materiais de consumo utilizados na atividade proposta são:

Fichas para Cadastro

Canetas

• FISÍCOS:

O Espaço físico utilizado para realização da palestra será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com