TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DE PSICOLOGIA: O Senso Comum X Ciência

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 3

2. A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

2.1 O Senso Comum X Ciência

Podemos entender que a psicologia empregada no dia-a-dia não é a mesma utilizada para um profissional da área, pois a mesma é chamada de psicologia do senso. É o conhecimento que observemos de maneira superficial ao longo da nossa vida, por exemplo, coisas que são transmitidas através dos nossos pais, como, não nadar depois de comer ou olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. Diferente do estuda da ciência que explica com exatidão todas essas práticas.

2.2 Áreas do conhecimento

Não é só o senso comum e a ciência que são utilizadas como forma de conhecimento para homem decifrar aos fatos. O homem deixou sinais de conhecimentos de suas reações, por exemplo, o homem primitivo através das suas artes nas cavernas, a teologia e a filosofia que são domínios do conhecimento humano.

2.3 O que é ciência

É um estudo de um objeto, com uma abordagem mais rígida que utilizam de critérios tangíveis com procedimentos, métodos e muitas técnicas, esse estudo é feito e testado continuamente com objetivos específicos e concretos.

3. OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA

A variedade de objetivo é muito grande por ser um estudo muito novo, porém podemos destacar alguns, como por exemplo: A personalidade, psicopatologia, indivíduos especiais ou grupos, dentre outros.

3.1 Subjetividade

A Psicologia contribui para o estudo da subjetividade é essa a sua forma especifica de contribuir para a concepção do contexto da vida humana.

a) Expressões Visíveis (Comportamento)

b) Invisíveis (Sentimentos)

c) Singulares (porque somos o que somos)

d) Genéricas (porque somos todos assim)

É um ambiente de conceitos, sentidos estabelecido internamente pelo próprio homem através do seu convívio social, de suas experiências da sua construção biológica e resultado de suas relações ativas e condutas. Resumindo é homem corpo, pensamento, afeto e ação.

4. PSICOLOGIA CIÊNTIFICA

A psicologia é uma ciência a partir dos estudos de Wundt em 1879. Existe muita controversa pelo fato da psicologia ser ciência ou não, existem correntes ou abordagens sobre o pensamento psicológico. Mas a história da psicologia se fossemos abordar essa ideia de ciência nós teríamos psicologia desde dos gregos, desde dos filósofos gregos, porque a psicologia basicamente é o estudo da psique (alma em grego).

No final do século XIX Wundt cria o primeiro laboratório de psicologia, ele abandona o discurso filosófico teológico sobre a alma e decidi estudar os fenômenos psíquicos dos pensamentos, sentimentos e das sensações. Umas das ideias que são fundamentais para entendermos sobre a história da psicologia são:

A) Introspecção: São fenômenos psíquicos que são atribuídos a um mundo além do físico, ou seja, pensamentos, sentimentos e sensações. São características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com