TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: Trabalho de campo - área Educacional

Por:   •  22/4/2016  •  Resenha  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

PRISCILA SILVA COSTA

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Trabalho de campo - área Educacional

SOROCABA

2016

PRISCILA SILVA COSTA RA B6244G6

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Trabalho de campo - área Educacional

Trabalho acadêmico, A História da Psicologia: graduação em Psicologia apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Profa. Dra. Cybele Carolina Moretto

SOROCABA (NOTURNO)

2016

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO........................................................................................................04

3 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 05

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................09



2.  INTRODUÇÃO

Esse trabalho é um pequeno resumo do estudo da Psicologia Cientifica, relatando características de sua história, ressaltando algumas teorias como por exemplo a de Wundt, onde foi o criador do primeiro laboratório cientifico. Falaremos das ideias que são fundamentais para entendermos sobre a história da psicologia e algumas explicações sobre o senso comum x ciência, objetivo de estudo da psicologia e sobre a subjetividade.

  1. A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

3.1 O Senso Comum X Ciência

Podemos entender que a psicologia empregada no dia-a-dia não é a mesma utilizada para um profissional da área, pois a mesma é chamada de psicologia do senso. É o conhecimento que observemos de maneira superficial ao longo da nossa vida, por exemplo, coisas que são transmitidas através dos nossos pais, como, não nadar depois de comer ou olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. Diferente do estuda da ciência que explica com exatidão todas essas práticas.

  1.  Áreas do conhecimento

Não é só o senso comum e a ciência que são utilizadas como forma de conhecimento para homem decifrar aos fatos. O homem deixou sinais de conhecimentos de suas reações, por exemplo, o homem primitivo através das suas artes nas cavernas, a teologia e a filosofia que são domínios do conhecimento humano.

  1.  O que é ciência

É um estudo de um objeto, com uma abordagem mais rígida que utilizam de critérios tangíveis com procedimentos, métodos e muitas técnicas, esse estudo é feito e testado continuamente com objetivos específicos e concretos.

  1.  OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA

A variedade de objetivo é muito grande por ser um estudo muito novo, porém podemos destacar alguns, como por exemplo: A personalidade, psicopatologia, indivíduos especiais ou grupos, dentre outros.

4.1 Subjetividade

A Psicologia contribui para o estudo da subjetividade é essa a sua forma especifica de contribuir para a concepção do contexto da vida humana.

  1. Expressões Visíveis (Comportamento)
  2. Invisíveis (Sentimentos)
  3. Singulares (porque somos o que somos)
  4. Genéricas (porque somos todos assim)

É um ambiente de conceitos, sentidos estabelecido internamente pelo próprio homem através do seu convívio social, de suas experiências da sua construção biológica e resultado de suas relações ativas e condutas. Resumindo é homem corpo, pensamento, afeto e ação.

  1. PSICOLOGIA CIÊNTIFICA

A psicologia é uma ciência a partir dos estudos de Wundt em 1879. Existe muita controversa pelo fato da psicologia ser ciência ou não, existem correntes ou abordagens sobre o pensamento psicológico. Mas a história da psicologia se fossemos abordar essa ideia de ciência nós teríamos psicologia desde dos gregos, desde dos filósofos gregos, porque a psicologia basicamente é o estudo da psique (alma em grego). Por conta desse marco se desenvolveu também algumas práticas inadequadas para a psicologia, como as ideias abstratas e espiritualistas “O Misticismo”.

No final do século XIX Wundt cria o primeiro laboratório de psicologia, ele abandona o discurso filosófico teológico sobre a alma e decidi estudar os fenômenos psíquicos dos pensamentos, sentimentos e das sensações. Umas das ideias que são fundamentais para entendermos sobre a história da psicologia são:

  1. Introspecção: São fenômenos psíquicos que são atribuídos a um mundo além do físico, ou seja, pensamentos, sentimentos e sensações. São características inacessíveis a outras pessoas, essa era uma ideia utilizado no laboratório de Wundt e através dessa pesquisa foi descoberto o “Daltonismo”.
  2. Psicofísica: Um estudo a partir do corpo humano de suas reações fisiológicas, por exemplo, batimento cardíaco e respiração dentre outras. Desde a época de Wundt tínhamos instrumentos para fazer essas medições com essa precisão. Podia estudar o que acontece no sistema nervoso, a partir das reações do cérebro onde é ativa quando vê uma lembrança positiva ou negativa. Podemos destacar Fechner que favoreceu o estudo da psicofísica.

  1. Inconsciente: Não foi criado dentro do laboratório, mas a partir da medicina e da psiquiatria do início do século. Neurologos como Freud estiveram preocupados no tratamento das doenças mentais, nós temos uma ideia de normalidade, nós temos também indivíduos que escapam dessa normalidade e são titulados como estranhos, esquisitos e doentes mentais, uma preocupação desses pesquisadores como Freud e outros psiquiatras era como estudar esses transtornos mentais e como trata – los. Esse estudo é da nossa psique que não é consciente e Freud particularmente foi feliz no seu trabalho onde criou a psicanalise.

“Os sonhos é a estrada real que conduz ao inconsciente” (Sigmund Freud)

  1. Comportamento: Nos podemos observar o comportamento dos indivíduos o que eles fazem ou deixam de fazer, dessa forma o comportamentalismo foge de vários estudos psíquicos, mas de certa forma existem ligações para o estudo dos dois.

  1. Autor realização: Esse é um estudo em que o indivíduo conseguiu supri as necessidades básicas e necessidades sociais, resumindo são casos consideráveis de sucesso pessoal.

4 CONCLUSÃO

De acordo com o estudo realizado, vemos que a psicologia é a ciência que estuda o comportamento do ser humano através do processo psicológico. Como foi mencionando no texto a subjetividade é o que influência o comportamento são as emoções, sensações a forma de aprendizagem dentre outras características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com