TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de custos, matemática financeira e estatísticas do local de trabalho campo financeiro

Tese: Análise de custos, matemática financeira e estatísticas do local de trabalho campo financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Tese  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 3

Gestor Financeiro Contemporâneo: a importância da

Análise de Custos, Matemática Financeira e Estatística no trabalho

cotidiano da área financeira.

Em ambas as situações, é o uso dessas técnicas que permite conhecer o custo e o retorno dessas operações, permitindo tomadas de decisão mais racionais, são elas também que permitem determinar o valor das prestações devidas pelas transações efetuadas em parcelas. No mundo dos negócios, seu conhecimento é absolutamente imprescindível, uma vez que os custos dos financiamentos dados e recebidos são peças centrais do sucesso empresarial.

Esse estudo tende ajudar a desvendar técnicas para gerir os interesses financeiros com racionalidade e eficiência.

A matemática financeira é um corpo de conhecimento que estuda aa mudança de valor do dinheiro com o decurso de tempo; para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo.

A matemática financeira reconhece que o dinheiro tem valor no tempo. É intuitivo que cem reais em seu bolso tem mais valor do que cem reais que chegarão ás suas mãos daqui a seis meses.

Conforme Tavares (2007), qualquer conjunto de dados, tais como o tempo de uma ligação telefônica, a velocidade de processamento de um computador, a proporção de participação no mercado das empresas de um determinado setor, suscetibilidade de empresas a uma determinada mudança no mercado, opinião dos alunos quanto á didática de um professor, etc., contem informação sobre algum grupo de indivíduos. As possíveis diferenças entre indivíduos determinam a variação que está sempre presente na analise de dados.

Uma característica que pode assumir diferentes valores de indivíduos é denominada variável, pois de outra forma seria denominada constante, Crato (2006) afirma que:

O estudo das probabilidades e da estatística surgiu na procura de grandes regularidades e teve um momento alto nas chamadas leis grandes números e nos ditos teoremas de limite central, os quais mostram como muitos fenômenos aleatórios se comportam de forma semelhante, desde que suficiente repetidos. Mais recentemente, contudo, desenvolver-se dando destaque ás exceções, acontecimentos altamente improváveis, os quais são decisivos em seguros, por exemplo.

2 GESTOR FINANCEIRO CONTEMPORÂNEO

2.1 A importância na organização da função financeira

Conforme SEBRAE (2009),a organização da função financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a analise e o controle das atividades financeiras da empresa.

O objetivo da organização é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequado organização financeira.

Uma correta administração financeira adequada pode causar os seguintes problemas:

Não ter as informações corretas sobre saldo do caixa, valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com