TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia trabalho interativo

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE CATHEDRAL DE BOA VISTA

CURSO DE DIREITO

DISCIPLINA:PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

PROF.: MARIANA

TURMA 9ºB - NOTURNO

ALUNA: SAMYLLA ARAÚJO OLIVEIRA

EERCÍCIO DE AVALIAÇÃO: PERSPECTIVAS TEÓRICAS (A ETERNA BUSCA DA REALIDADE)

BOA VISTA-RR

2015.2

1. Explique em forma de exemplo ID, EGO e SUPEREGO.

O ID é basicamente regido pelo princípio do prazer, uma vez que não admite juízo de valor. Um exemplo a ser dado é aquela pessoa que vive de impulsos e busca, de maneira contínua, a gratificação a qualquer custo.

Já o SUPEREGO trata-se da força moral da personalidade, um exemplo de indivíduo que possui um juízo de valor bastante elevado, no qual a busca da perfeição é mais importante do que o prazer.

O EGO, regulado pelo princípio da realidade, é o equilíbrio entre os dois e não existe sem eles. Tem-se que não seria sensato existir intensamente pela busca do prazer ou muito menos sobreviver em função de uma imagem de “boa pessoa” a zelar. Um exemplo, pode-se dizer que é aquele que vive e sabe que há momentos para o prazer e há os momentos reservados à auto-observação.

2. O que é ato falho?

É o lapso de linguagem, favorecido pelo estado emocional, que permite que o conteúdo oculto ou inconsciente seja revelado, mesmo que o indivíduo não perceba.

3. Escolha três mecanismos de defesa e explique cada um deles.

Os mecanismos de defesa são distorções da realidade, entre outros, tem-se:

Identificação: A pessoa estabelece uma aliança real ou imaginária com alguém ou grupo, em razão disso, comporta-se da maneira que pensa ser igual a do outro.

Projeção: O indivíduo atribui aos outros, algo dele próprio, como por exemplo, alguém que se queixa do barulho de crianças porque não teve filhos.

Idealização: Prejudica a compreensão real da situação e de pessoas, pois o indivíduo concebe uma imagem fantasiosa do que gostaria que o outro fosse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com