TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIstoria Da Psicologia Cap 3 Perguntas E Respostas

Trabalho Escolar: HIstoria Da Psicologia Cap 3 Perguntas E Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  4.749 Visualizações

Página 1 de 5

1. Qual a importância do trabalho de Bessel para a nova psicologia? Como esse trabalho estava relacionado com os trabalhos de Locke, Berkeley e de outros filósofos empiristas?

Resp.: Bissel foi de grande importância para a nova psicologia, pois através das conclusões de sua descoberta foi levada em consideração a natureza humana do observador nas experiências astronômicas. A partir disso, os cientistas começaram a estudar os órgãos dos sentidos humanos como forma de investigação dos processos psicológicos da sensação e percepção.Esse trabalho se relaciona com os filósofos empiristas como Locke e Berkeley, que debateram a natureza subjetiva da percepção humana, usando como há correspondência exata

entre a natureza de um objeto e a nossa percepção desse argumento ao. afirmação de que nem sempre

2. Como o desenvolvimento da psicologia inicial serviu de base para a imagem mecanicista da natureza humana? Discuta os métodos desenvolvidos para o mapeamento das funções cerebrais.

Resp.: Os primeiros métodos usados eram diretamente nos tecidos nervosos. As pesquisas foram refinadas e foi descoberto as origens de diversos tipos de comportamento e qual parte do cérebro era a sua correspondente. Como por exemplo, que o movimento do reflexo dependia da medula espinhal, ou que partes do cérebro médio controlavam os reflexos visuais e auditivos.

Pesquisas essas embasadas pelo método de extirpação, que consiste em definir determinada parte do cérebro de um animal removendo-a ou destruindo-a para observas as mudanças no comportamento.

Outros métodos utilizados eram os estímulos elétricos e o método clinico.

O estimulo elétrico se dá pela técnica de exploração do córtex cerebral aplicando pequenos choques elétricos para observar a resposta motora. Já o método clinico é uma forma de “extirpação pós-morte”, possibilitando o exame de áreas danificadas do cérebro responsável pelo comportamento do paciente ainda vivo.

3. Descreva o método da cranioscopia de Gall e o movimento popular dele originário. Como caíram no descrédito?

Resp.: O método de cronioscopia de Gall, afirma que o formato do crânio de uma pessoa revelmental, como a consciência, a benevolência ou a autoestima, fosse particularmente bem desenvolvida, devia existir uma saliência correspondente as superfície do cérebro na região controladora dessa característica. Se a capacidade fosse inferior, haveria um afundamento no crânio.

Esse movimento maisava suas características intelectuais e emocionais. Assim quando uma habilidade tarde ficou conhecido como frenologia e seus contribuintes viajaram por toda Europa e Estados Unidos dando aulas e realizando apresentações. A partir disso muitos empresários americanos usavam a técnica para selecionar funcionários.

O descrédito por esse método se deu quando alguns fisiologistas através de pesquisas descobriram que o tecido cerebral era delicado demais para produzir alterações como protuberância ou afundamentos na superfície do crânio.

4. Qual era o objetivo principal da sociedade de Física de Berlim? Como ocorreu a combinação da evolução da fisiologia com o empirismo britânico para produzir a nova psicologia?

Resp.: A sociedade de Física de Berlim tinha como proposta a explicação de todos os fenômenos pelos princípios da física. Desejavam desenvolver a fisiologia com base no quadro de referencia do mecanicismo. Os fisiologistas realizavam experiências para investigar os mecanismos que estão por traz dos fenômenos mentais. Estavam definindo a estrutura e a função dos sentidos. A partir disso as técnicas para a investigação do corpo passaram a ser aperfeiçoadas para a exploração da mente.

5. Porque a psicologia experimental surgiu na Alemanha e não em outro lugar? Qual a importância da pesquisa de Helmholtz da velocidade do impulso neural?

Resp.: A psicologia experimental teve inicio na Alemanha devido a algumas características exclusivas da ciência alemã. Sua abordagem cientifica favorecida pelo famoso temperamento alemão, adaptava-se bem aio trabalho preciso de classificação e de descrição exigido em biologia, zoologia e fisiologia, dando vantagem em relação a França e Inglaterra.

O movimento reformistas nas universidades alemãs, permitia que os professores ensinassem o que desejavam sem interferência externa, escolhendo os tema das próprias pesquisas e os alunos escolhiam as matérias em que iriam cursar, sem a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com