TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMENS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: ASPECTOS EMOCIONAIS E PSICOLÓGICOS

Por:   •  2/5/2018  •  Artigo  •  5.584 Palavras (23 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 23

HOMENS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: ASPECTOS EMOCIONAIS E PSICOLÓGICOS

Antonia Maria Alves da Silva

José Eduardo Fernandes de Oliveira

Resumo: Este trabalho expõe informações de uma pesquisa sobre homens vítimas de violência doméstica. O estudo objetivou compreender os aspectos emocionais e psicológicos presentes nesses homens. Um estudo de caso com dois sujeitos agredidos entrevistados foi realizado, utilizando-se um roteiro semi-estruturado, que abrangia os eixos relevantes. A avaliação por temas do conteúdo das entrevistas expressou que as diferenças existentes no cotidiano foram usadas como pretexto para os obstáculos da conjugalidade que resulta em episódios violentos. A criação da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha) se deu para coibir a violência doméstica e familiar somente contra a mulher, diante disso, existe a carência por políticas públicas de apoio e assistência ao homem vítima de violência doméstica.

Palavras-chave: Violência doméstica. Relação conjugal. Violência contra o homem.

Abstract: This paper presents information from a survey of men who are victims of domestic violence. The study aimed at the ears and emotional and psychological present. A case study with two battered subjects interviewed was carried out, using a semi-structured script, covering the relevant axes. An assessment by themes of the content of the interviews expressed that as non-everyday differences as supposed as a pretext for marital obstacles that result in violent episodes. The creation of Law 11.340 / 06 (Lei Maria da Penha) is confronted with domestic and family violence, against women, on the face of it, there is a public policy of support and assistance to the victim of domestic violence.

Keywords: Domestic violence. Marital relationship. Violence against man.

1 INTRODUÇÃO

É notória nas últimas décadas a discussão e ênfase dadas à problemática da violência doméstica, principalmente contra a mulher, com casos em que os principais agressores são os maridos. A criação da Lei 11.340/06 (popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, assim chamada por causa da senhora Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento) se deu para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Casos apresentados nas grandes mídias e redes sociais reforçam e expõem uma sensibilização sobre esse tema.

A proposta deste trabalho não é fazer uma pesquisa ligada a essas mulheres, e sim aos considerados como “agressores”, ou seja, homens em situação de violência doméstica. Iremos abordar, a partir da literatura, quais os aspectos emocionais e psicológicos que levam os homens a estarem e assim permanecerem nessas situações.

Apresentaremos um estudo de caso, onde a vítima relatará todo o processo da violência a qual foi exposto, desde o início com poucos eventos, até momentos em que teve sua vida ameaçada pela sua esposa. Assim, fomos à busca de publicações em bases de dados nacionais e internacionais, acerca da violência contra o homem perpetrada por sua parceira íntima.

Segundo o 1º Levantamento Nacional sobre Padrões de Consumo de Álcool no Brasil, conduzido pelo médico Marcos Zaleski e redigido por Ronaldo Laranjeira (2007), realizado pela Unidade de Estudos de Álcool e Outras Drogas da Unifesp, mulheres agridem mais em relacionamentos do que homens, os resultados mostram uma prevalência da violência entre parceiros íntimos de 10,7% para homem contra mulher e de 14,6% para mulher contra homem. Os números revelam que mesmo os homens sendo mais agredidos do que mulheres, os casos que chegam a ser denunciados são muito poucos.

Diante disso, surgiu o questionamento que nos estimulou a realizar essa pesquisa: Quais aspectos emocionais e psicológicos são encontrados em homens em situação de violência doméstica? Partimos do pressuposto através das leituras que fizemos até agora: a dependência afetiva. Dependência essa que faz com o que o sujeito não consiga viver bem sem a sua companheira.

1.1 Objetivos

O objetivo geral deste trabalho é o de compreender os aspectos emocionais e psicológicos em homens expostos à violência doméstica. Os objetivos específicos são analisar como a violência é percebida pelos homens que estão em situação de violência doméstica; expor como se dá a rotina conjugal de casais em que há violência doméstica; identificar quais os tipos de violência são conferidos durante atos de violência doméstica; e analisar quais os sentimentos manifestos e quais os comprometimentos para a saúde física e mental que ficaram após a violência.

1.2 Justificativa

O presente trabalho partiu do interesse de mostrar que homens também vivenciam experiências dolorosas de violência doméstica, e que as agressões físicas e verbais sofridas por estes causam grande impacto psicológico que advém da violência de que são vítimas.

Um dos fatores que nos levou a pesquisar e escrever esse artigo é o fato de existir pouca literatura e pesquisas que abordem esse tema. Muito se ouve falar sobre violência doméstica contra a mulher, contra a criança, contra o idoso e pouco sobre o homem que também em alguns casos são tão vítimas quanto os demais, necessitando de políticas públicas e leis que o defendam, além de ter sido percebido a carência de atuações e considerações junto ao público masculino em favor da redução dos indicadores de violência doméstica.

E também em função da criação da Lei Maria da Penha, de grande repercussão no Brasil, acreditamos ser relevante o estudo da violência entre parceiros íntimos de forma mais ampliada, abrangendo também a possibilidade do homem ser vítima da violência perpetrada por sua parceira íntima.

Esse é um tema que merece atenção científica e social de forma que venham medidas preventivas e intervenções necessárias que respondam as necessidades dessas vítimas.

Este projeto apresentará uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelo homem em situação de violência doméstica e circunstâncias específicas, reforçando a problematização para os quais o profissional de Psicologia deve estar preparado para intervenção clínica.

A relevância social deste projeto consiste na busca de um olhar ampliado, para o lugar do homem enquanto sujeito, e na iniciativa de trazer a tona um tema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com