TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hereditariedade

Projeto de pesquisa: Hereditariedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 3

HEREDITARIEDADE

É o conjunto de características que definem um indivíduo dos demais membros de sua espécie. Definem principalmente a aparência da pessoa, além de alguns traços de sua personalidade. Acreditava-se que o fator hereditariedade era o que definia a personalidade de um indivíduo por completo, através das teorias que “explicam desníveis de inteligência com base em diferenças raciais e em um papel supostamente decisivo da hereditariedade no desenvolvimento das características individuais”.

MEIO AMBIENTE

São os fatores ambientais que, a partir de estudos recentes, se constatou que influenciam diretamente no desenvolvimento da personalidade dos indivíduos. O meio social, família, grupos e cultura a que o indivíduo pertence desempenha um papel determinante na construção da personalidade. A personalidade forma-se num processo interativo com os sistemas de vida que a envolvem: a família, a escola, o grupo de pares, o trabalho, a comunidade. Uma personalidade é marcada por todo o processo de socialização em que a família, sobretudo nos primeiros anos, assume um papel muito importante, pelas características e qualidade das relações existentes e pelos estilos educativos. Jerkes (1921) e Klineberg (1935) realizaram estudos, principalmente levando em consideração a raça dos indivíduos, sobre a relação ao desenvolvimento da inteligência com as influências do meio onde o ser reside. O estudo de Jerkes foi realizado com soldados americanos brancos e negros. Este estudos apontou que os negros do norte obtiveram resultados melhores que os brancos do sul. No estudo feito por Klineberg, foram usadas crianças negras do sul dos Estados Unidos e que se transferiram para o norte. O resultado foi que os escores de inteligência das crianças transferidas era tão maior quanto era o número de anos de residência dessas crianças em Nova Iorque (norte).

INFLUÊNCIAS CULTURAIS

A cultura pode ser definida como um complexo dos padrões de comportamento, crenças, instituições, manifestações artísticas e intelectuais transmitidos coletivamente, e

típicos de uma sociedade. Margaret Mead (1931-1933) foi uma teórica que estudou sobre como a cultura influência no desenvolvimento intelectual do indivíduo.

HEREDITARIEDADE X MEIO AMBIENTE X INFLUÊNCIAS CULTURAIS: FATORES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

A partir destes estudos, percebemos que o desenvolvimento intelectual do ser humano é composto por uma série de fatores que influenciam em tal desenvolvimento. A hereditariedade interfere no que diz respeito ao que nós herdamos, a nível biológico, de nossos pais e antepassados, nossas características. O meio ambiente também influencia no desenvolvimento humano, aonde ele vive, fatores socioeconômicos, ambientais, etc. Por fim, também temos as influências culturais, no que diz respeito em que cultura este indivíduo está inserido, observando os costumes, crenças e comportamentos desta sociedade. Jerkes e Klineberg acreditavam que o meio ambiente era o fator primordial para o desenvolvimento humano, sempre integrado à hereditariedade. Já Margaret Mead acreditava que a cultura era o principal fator de influência de desenvolvimento, desconsiderando a hereditariedade. O desenvolvimento, como dito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com