TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histeria. Fases psicossociais da criança

Resenha: Histeria. Fases psicossociais da criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

Histeria – Tem origem na sexualidade; mas não se referindo a termos sexuais como a relação física e órgãos genitais, mas sim de desejos reprimidos no inconsciente. E isso pode causar vários sintomas como sensação de sufocação, tosse, acessos dramáticos, paralisia dos membros, desmaios, incapacidades repentinas de falar, perda de audição e visão, parestesias, aminésia, crises nervosas. Inconsciente – Refere-se ao material não disponível na consciência. “Inconsciente é a parte da mente que é responsável pelo que você não está atento. Ela guarda toda a sua vida, quase como um vídeo que nunca pára de gravar. Ela guarda também todos os sentimentos e emoções, visual, audição, olfato e paladar que você teve durante toda a vida.” Manifestações do Inconsciente – Sonhos, Atos Falhos, Tirada Espirituosa ou “Chiste”, sintomas.

Fases Psicossociais Infantis

Fase Oral (0-1) – A boca é a principal fonte erógena, o sugar, morder e engolir são fontes de prazer. É um estágio de dependência.

Fase Anal (1-3) - O treinamento dos hábitos de higiene tem um efeito significativo na formação da personalidade, onde pela primeira vez ocorrerá interferência na satisfação de um impulso instintivo da fase anal, que é o prazer erótico da defecação. Momentos de conflitos, onde a criança aprenderá a ter controle da defecação.

Fase Fálica (4-5) – “Fase do desenvolvimento da libido e do superego, o foco do prazer muda do ânus para os genitais, ocorre um interesse em explorar e manipular os genitais, o pênis é o principal objeto de interesse da criança de ambos o sexo. Momentos de exibicionismo e da curiosidade infantil, mas também momentos de conflitos e surgimento dos desejos incestuosos, masturbação e fantasias onde a realidade e a moralidade destendem-se com o ID. É na fase fálica que ocorre o que Freud chamou de complexo de Édipo, desejo inconsciente do menino pela mãe e o complexo de Electra, desejo inconsciente da menina pelo pai, gerando em ambos os casos o anseio de substituir ou destruir o parceiro do seu objeto de amor, vendo – o como rival ou ameaça. O complexo de Édipo é a dinâmica dos desejos, e é nesse período que surge nos meninos a ansiedade de castração, que consiste de um temor que seu pênis seja cortado, reprimindo o desejo sexual pela mãe, e como forma de resolver o conflito, cria uma identificação com o pai, adotando seus maneirismos, comportamentos e atitudes e então o superego se instala.”

Período de Latência (5 até a puberdade) – “Para Freud não é uma fase psicossexual de desenvolvimento, pois o extinto sexual fica adormecido e sublimado em atividades tais como: hobbies, esportes, escola, amizades com pessoas do mesmo sexo. O superego é mais organizado devido à convivência social, é uma fase de formação de sistema de valores, e a criança é mais flexível e tolerante.”

Fase Genital (Inicio na puberdade) - Aqui o sujeito busca objeto sexual fora de si, ou seja, almeja satisfazer suas pulsões sexuais com alguém do sexo oposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com