TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao E Da Pedagogia

Monografias: Historia Da Educaçao E Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Serviço social

NOME DO ALUNO: Eniluci De Sales RA:5567131521

NOME DO ALUNO: Lisiane Groth RA:6301189857

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social lI”.

POLO PASSO FUNDO/RS 2013

Seminários de Araxá, Teresópolis e Sumaré: esses documentos respectivamente em 1967,1970 e 1978 é um marco histórico do Serviço Social, com a sua perspectiva modernizadora que se ajustou ao projeto do governo. Procurou adequar a sua metodologia e seus cursos de formação para atender aos tipos de necessidades locais, e também para reflexão sobre suas bases e prática, estavam se modernizando aos poucos, mas nunca deixando totalmente os traços tradicionais, por isso as propostas dos seminários trouxeram uma nova metodologia ao Serviço Social, trazendo mudanças importantes, podemos destacar os três seminários de teorização do Serviço Social: Seminário de Araxá em Minas Gerais realizado entre 19 e 26 de março de 1967, o segundo foi o seminário de Teresópolis no Rio de Janeiro realizado entre 10 e 10 de janeiro de 1970, o terceiro é o Seminário de Sumaré também no Rio de janeiro em 1978. (Agir,1988)

O Seminário de Araxá que foi realizado por meio de um congresso se voltou para a teorização do Serviço Social e teve os seus documentos publicados no CBCISS(1986) que hoje constituem como uma importante e rica fonte de pesquisa principalmente por Assistente Sociais. O documento preparado na cidade de Araxá(1967) por 38 assistentes sociais presentes traz a tona à importância que o assistente social tem que trabalhar de acordo com o desenvolvimento social e com a realidade presente. Os seminários de teorização do Serviço Social vieram para organizar o teorizar os trabalhos dos assistentes sociais. Sendo esse o primeiro seminário de Teorização do Serviço Social evento histórico no processo de teorização e reconstituição do serviço social ,que propôs ações profissionais mais vinculadas a realidade social e politica do país . A perspectiva modernizadora foi uma tentativa de adequação do Serviço Social enquanto atuava como um instrumento nas estratégias do desenvolvimento capitalista. Como nos indica Jose Netto, (1998, 154) “o núcleo central desta perspectiva é a tematização do Serviço Social como interveniente, dinamizador e integrador, no processo de desenvolvimento”. Araxá demonstra importante discussão que diz respeito a prática institucionalizada do Assistente Social contemplando a ruptura do tradicional e a busca pela renovação em suas tensões ,porque se não tinha embasamento teórico, era movido pelos eixos da ajuda, precisava-se pensar numa proposta de um processo de renovação do Serviço Social. (Agir, 1988)

Em Teresópolis (RJ) (1970) um seminário para estudar a "metodologia do serviço social". O evento foi idealizado para ser uma continuidade do histórico "Seminário de Teorização do Serviço Social", realizado em Araxá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com