TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psico

Dissertações: Historia Da Psico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  5.344 Visualizações

Página 1 de 3

1. Por que o pato mecânico causou tanta sensação em Paris de 1739? Qual a relação disso com o desenvolvimento de uma nova psicologia?

As pessoas se admiravam com o fato de que os inventores pudessem fabricar coisas como se fosse uma criação natural.

A relação é inevitável e direta, já que os princípios incorporados nas movimentadas e ruidosas máquinas, nas figuras e nos relógios mecânicos do séc. XVII exerceram grande influência na direção tomada pela nova psicologia. O Zeitgeist dos séculos XVII ao XIX consistiu na base que nutriu a nova psicologia.

2. Explique o conceito de mecanicismo. Como esse conceito foi aplicado aos seres humanos?

Doutrina para a qual os processos naturais são determinados mecanicamente e passíveis de explicação pelas leis da física e da química.

3. Qual a relação existente entre desenvolvimento do relógio e o dos robôs e as ideias do determinismo e do reducionismo?

4. Por que os relógios foram considerados modelos para o universo físico?

5. Quais as implicações da máquina calculadora de Babbage na nova psicologia? Descreva a contribuição de Ada Lovelace para o trabalho de Babbage.

6. Qual a diferença entre a visão de Descartes a respeito da questão mente-corpo humano e as visões anteriores?

7. Qual a explicação de Descartes para o funcionamento e a interação do corpo humano e da mente humana? Qual o papel do conarium?

8. Como Descartes diferenciava as ideias inatas das ideias derivadas?

As ideias derivadas são produzidas pela aplicação direta de um estímulo externo e as inatas surgem da mente ou da consciência, independentemente das experiências sensoriais ou dos estímulos externos

9. Defina o positivismo, o materialismo e o empirismo. Quais as contribuiçoes de cada uma para a nova psicologia?

Positivismo: doutrina que reconhece somente os fenômenos naturais ou fatos que são objetivamente observáveis.

Materialismo: doutrina que considera os fatos do universo como suficientemente explicados em termos físicos pela existência e natureza da matéria.

Empirismo: busca do conhecimento mediante observação da natureza e a atribuição de todo conhecimento à experiência.

O positivismo, o materialismo e o empirismo vieram a se tornar as bases filosóficas da nova ciência da psicologia. Dentre essas três orientações filosóficas foi o empirismo que desempenhou o papel principal. O empirismo estava relacionado com o desenvolvimento da mente, ou seja, com a forma como ela adquiria o conhecimento.

10. Descreva a definição de Locke sobre o empirismo. Discuta seus conceitos de sensação e reflexão e o de ideias simples e complexas.

De acordo com Locke, a mente é desprovida de conteúdos, em que os dados da sensibilidade vão imprimindo ali as ideias que podemos conhecer.

Locke admitia dois tipos de experiências: um derivado da sensação e outro da reflexão.

As ideias resultantes da sensação, ou seja, as derivadas da experiência sensorial direta com os objetos físicos presentes no ambiente, são simples impressões do sentido. Essas impressões sensoriais operam na mente, que também opera nas sensações, fazendo uma reflexão para formar as idéias.

Durante a reflexão resgatamos as impressões sensoriais passadas, combinando-as para formar abstrações e outras ideias de nível superior.

Ideias simples são as ideias elementares, que surgem da sensação e da reflexão.

Ideias complexas são as derivadas, compostas pelas simples, que podem ser analisadas ou reduzidas a componentes mais simples.

11. O que é a abordagem mental-química para a associação? Qual a relação entre essa abordagem e a noção da mente semelhante a uma máquina?

12. Como as ideias de Berkeley desafiaram a visão de Locke sobre a distinção entre as qualidades primária e secundária? O que Berkeley quis dizer com a frase "percepção é a única realidade"?

13. Como o trabalho de Hartley superou os objetivos dos demais empiristas e associacionistas? Como Hartley explicava a associação?

14. Compare as explicações a respeito de associação apresentadas por Hume, Hartley, James Mill e John Stuart Mill.

15. Faça uma comparação e destaque os pontos divergentes das posições de James Mill e de John stuart Mill acerca da natureza da mente. Qual dessas visões teve impacto mais duradouro na psicologia?

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »