TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Psicanálise

Por:   •  27/8/2023  •  Resenha  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 3

Texto reflexivo sobre obre o porquê é importante alguém buscar a Psicanálise como terapia

Juliane Soares de Azevedo

Módulo 02

O presente texto busca trazer uma análise reflexiva acerca da importância da psicanálise como terapia, tendo por base as aulas expositivas no modo presencia e online e o capítulo 05 do livro” Fundamentos Psicanalíticos escrito por David E. Zimerman”.

A psicanálise traz renomada importância dentro da sociedade, pois explica relações, traumas em várias esferas da vida humana, independentemente do tempo em que esse indivíduo se encontra na atualidade.

Durante o processo de análise pessoal o indivíduo será levado a uma transformação pessoal que poderá facilitar sua convivência com situações difíceis e dolorosas, buscando junto com o profissional o alívio de seus traumas. Observando sob essa ótica a psicanálise é indicada a todos aqueles que, além de desejar a cura para seu sofrimento e/ou angústia, esteja disposto a refletir sobre sua história, em um processo dialético de falar/refletir.

Considerando o ser humano como um ser psíquico e esse ser movido pelo inconsciente, salienta-se a importância viva da análise pessoal, ressaltando que somos movidos pelo inconsciente e que este é atemporal e amoral, inconsciente esse que guarda todos os nossos instintos.

Segundo David E. Zimerman(1999,pag 83) : “...o inconsciente também consiste num depósito de representações secundárias, as quais chegaram a emergir sob forma disfarçada do consciente (como nos sonhos ou sintomas) e voltam a ser reprimidas para o inconsciente., entendendo assim que esse processo de retomada pode acontecer a todo e qualquer instante, mas nem sempre o indivíduo tem sozinho condições de entender os porquês e motivos elos quais passa por determinadas vivências, assim o processo da psicanálise surgirá para esse indivíduo ou por necessidade ou por um sofrimento momentâneo ,as vezes até duradouro.

Reprimimos, contemos, recalcamos nossos desejos, sentimentos, lembranças, algo repugnante, como sistema de defesa, através do qual esses são eliminados da nossa consciência, mas ficam silenciosamente adormecidos. Essas emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem de piores formas mais tarde. A partir desse contexto passar por um processo analítico pessoal fará com que a pessoa possa refletir sobre suas questões pessoais, contribuindo assim principalmente para uma evolução e amadurecimento pessoal. Sendo assim a psicanálise é um processo que facilita para o “eu” a conquista de algo, sabendo que esse “algo” é impossível.

Há inúmeros bons motivos para o indivíduo buscar a psicanálise seja como um instrumento de auto avaliação e ou buscar soluções para seus problemas/sofrimentos psíquicos. Ainda com base nas referências sugeridas (aula, texto, vídeo-aula) a psicanálise abrirá portas para que mudanças positivas aconteçam, provocando significativas transformações internas.

Considerando que todos temos medos, e que diante deles temos duas saídas: permitir que eles nos paralisem ou enfrenta-los – cabe ai a ação da psicanálise, corroborar para que o indivíduo possa lidar com seus monstros, ficando mais forte e auto confiante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com