TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da educação para a juventude e para os adultos

Ensaio: História da educação para a juventude e para os adultos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Ensaio  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 10

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Questões obrigatórias para o dossiê

1. A lista de palavras, a seguir, expressa, de certa forma, umaparcela do contexto em que se apresentava o processo de alfabetização no Brasil, no decorrer da história. Redija uma frase relacionando a situação que se aplica a cada uma dessas palavras.

ALFABETIZAÇÃO– EJA – PAULO FREIRE – MOBRAL

ALFABETIZAÇÃO: A alfabetização deve ser um processo em que envolva pessoas com vontade de ensinar e aprender, assim os objetivos serão alcançados com mais facilidade.EJA: Três palavras com significado espetacular, onde dá oportunidade para pessoas que perderam por algum motivo o tempo de ser alfabetizado em escolas regulares.

PAULO FREIRE: Um educador que sepreocupou com a educação dequalidade, principalmente por aqueles que não tiveram a oportunidade de se alfabetizarem no tempo certo.

MOBRAL: Oportunidade dada a jovens e adultos de se alfabetizarem,para que assim pudessem ter uma vida digna.

2. Na sua opinião, por que a EJA é importante?

O EJA é importante por queensinar e a aprender envolvem um processo coletivo de troca de experiências e ideias. A educação de Jovens e Adultos é um programa que demonstra não só na teoria mas também na prática que é possível mudaros rumos sociais do nosso país através da educação, alfabetização; proporcionando aos jovens e adultos a alfabetização consciente, sendo esta, a formação para transformação do cidadão em seu exercíciosocial.

3. O que foi o Método de Alfabetização de Paulo Freire?

Paulo Freire pesquisou e chegou a conclusão de que alfabetizar jovens e adultos com cartilhas que continham ausência de sentido nãoiria alfabetizar essas pessoas.

Então começou a mudar sua técnica, partindo assim para a realidade das pessoas que estavam ali.

Os resultados foram surpreendentes, os alunos foram alfabetizados em pouco tempo, poucos se evadiram, evidenciando o sucesso do método.

4. Caracterize o MOBRAL.

O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi um projeto do governo brasileiro, criado pela Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967, e propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando "conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida".

UNIDADE 2

FUNDAMENTOS E FUNÇÕES DA EJA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Dê a sua opinião (em 10 linhas) sobre o voto dos analfabetos, considerando que no Brasil ainda existem 14,5 milhões deles (IBGE/2008).

O analfabeto poderiam sim votar com uma condição: ter uma pessoa para que lhe pudessem orientar a respeito dos candidatos, mostrando os pós e contras desse candidato, assim mesmo sem saber ler e escrever, poderia ter o direito de escolher seu candidato.

Pois com um País corrupto que vivemos essas pessoas podem ser compradas por pouca coisa, dificultando a integridade de cada uma.

2. Analisando a Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000, qual foi o artigo que você achou mais interessante. Explique.

Art. 12 Os estudos de Educação de Jovens e Adultos realizados em instituições estrangeiras poderão ser aproveitados junto às instituições nacionais, mediante a avaliação dos estudos e reclassificação dos alunos jovens e adultos, de acordo culturais e as competências próprias da autonomia dos sistemas.

Muito importante este artigo pois o aluno que realizou seu curso em outro País e por algum motivo teve que voltar para o Brasil, terá a chance de aproveitar o que foi aprendido e tomar como carga horária, sem ter que fazer tudo novamente.

3. Liste as 10 principais ideias desta Unidade.

* Parecer CNE/CEB 11/200: Conhecer os conceitos e funções da EJA, para exercitar uma prática reparadora e igualitária, visando a cidadania da liberdade das pessoas envolvidas.

* Funções da EJA: Equalizadora, Reparadora e Qualificadora.

* Parâmetros Legais da EJA:

4. Quais são as funções da EJA?

A EJA possui as seguintes funções:

Função reparadora: Que não se refere apenas à entrada dos jovens e adultos no âmbito dos direitos civis, pela restauração de um direito a eles

negado, o direito a uma escola de qualidade, mas também ao reconhecimento da igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano de ter acesso a um bem real, social e simbolicamente importante.

Função equalizadora: Relaciona-se à igualdade de oportunidades, que possibilite oferecer aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços da estética e nos canais de participação. A eqüidade é a forma pela qual os bens sociais são distribuídos tendo em vista maior igualdade, dentro de situações específicas. Nessa linha, a EJA representa uma possibilidade de efetivar um caminho de desenvolvimento a todas as pessoas, de todas as idades, permitindo que jovens e adultos atualizem seus conhecimentos, mostrem habilidades, troquem experiências e tenham acesso a novas formas de trabalho e cultura.

Função qualificadora: Se refere à educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não-escolares. Mais que uma função, é o próprio sentido da educação de jovens e adultos.

UNIDADE 3

AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Atividade de Percepção - faça uma entrevista com alguém que não teve a chance de ser alfabetizado durante o percurso formal educacional, mas que teve uma segunda chance e retornou para a escola, ou seja, um

ex-analfabeto. Siga o seguinte roteiro:

Entrevista com ex-analfabeto (a) |

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com