TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e personalidade das pessoas

Resenha: História e personalidade das pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

De todas as formas possíveis de conhecer a história e a identidade de um povo, nenhuma é tão saborosa quanto a que recorre aos pratos e às RECEITAS que sobreviveram ao tempo.

Powered By BRApp×Na Argentina o trajeto dos costumes alimentares pode ser rastreado em duas vertentes:

a primeira é a dos “hombres de cuchillo”, oriundos do sul, mais propensos a carnes assadas, a facas. É o lado mais conhecido da gastronomia local. A segunda é a dos “hombres de cuchara”, povos do norte, que usavam a colher para servir-se de cozidos como carbonadas, pucheros, mazamorras e do prato do qual vou falar hoje, o locro.

O locro é uma das iguarias mais antigas do país, típica de inverno (e hoje a sensação térmica em Buenos Aires é de 3 graus!!). É uma espécie de feijoada argentina, feita de várias verduras, legumes e carnes. Sua base é uma variedade de milho branco e abóbora.

Dizem que nasceu entre os× Quéchuas, no alto Peru, atual Bolívia, e que era inicialmente vegetariano. Com a chegada dos conquistadores, sua RECEITA original foi modificada com a adição de carnes e lingüiças, e de um molho (quiquirimichi) que se prepara com gordura derretida, pimentão, páprica picante e cebolinha, ingredientes da comida espanhola

O locro é servido especialmente em festas pátrias, como no× Dia do Trabalhador e no 25 de maio (Dia da× Revolução de Maio) e no 9 de Julho (Dia da Independência). É uma forma de celebrar o ENCONTRO da gastronomia crioula com a trazida pelos imigrantes.

A iguaria entrou na× Argentina pela região noroeste e se expandiu por todo o território, adotando características particulares em cada região. Em Neuquén, por exemplo, se prepara com ervilhas, no nordeste e zonas vizinhas, como o Paraguai, com mandioca.

A única coisa que não varia é sua base vegetal e a forma de cozimento, a fogo lento durante varias HORAS.

No início, era comida de “gente pobre”. O milho usado era o branco, mais barato que o amarelo, e as carnes de vaca eram aquelas menos apreciadas, que não prestavam para ser comercializadas pelo dono do gado ou fazendeiro. Também se mesclava ao cozido patas, rabo, orelhas e pele de porco. Depois, como a feijoada, foi se sofisticando. Mas é bom ter CUIDADO. Em algumas regiões ainda leva mondongo e tripa grossa, por exemplo.

Se algum leitor estiver pela× Argentina neste inverno e der de cara com uma plaquinha “Hoy, locro”, não vacile. Deixe de lado a DIETA e prove essa comida que vem carregada de história. Sugestão de sobremesa, queijo de cabra e mel de canha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com