TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Artigo: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

Somente no século XIX a Psicologia conquistou o status como ciência, separada da Filosofia e o que era até então exclusivo desta ciência, passa a ser investigado também pela Fisiologia e pela Neurofisiologia em particular. Os avanços nessa área levaram à formulação de teorias sobre o sistema nervoso central, demonstrando que o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos eram produtos desse sistema. Para se conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário então, compreender os mecanismos e o funcionamento do cérebro.

O primeiro laboratório de psicologia experimental surgiu na Alemanha, com Wilhelm Wundt (1879) e tornou-se conhecido como Estruturalismo. Mas foi nos Estados Unidos que a Psicologia encontrou campo para um rápido crescimento e ali surgiram as primeiras abordagens ou escolas em psicologia, as quais deram origem às inúmeras teorias que existem até hoje.

Após Sócrates, temos alguns filósofos cujas ideias são de extrema importância para que a Psicologia se destacasse. Porexemplo, Platão, Aristóteles e outros filósofos gregospreocupavam-se com muitos dos problemas que hoje cabe aos Psicólogos tentarem explicar: a memória, a aprendizagem, apercepção, a motivação, os sonhos e principalmente ocomportamento anormal.

No século XX, para diversos autores, as três mais importantes tendências teóricas da Psicologia são:

- Behaviorismo: nasceu nos Estados Unidos com Watson que argumentou que a psicologia deveria ocupar-se apenas com comportamentos possíveis de ser observados e medidos. Skinner acrescentou a ele o conceito de reforço e recompensas, fazendo com que o sujeito se tornasse um agente ativo no processo de aprendizagem.

- Gestalt: na Europa, é a tendência teórica mais ligada a Filosofia. De acordo com a Psicologia da Gestalt, a percepção depende da tendência humana de ver padrões de distinguir figuras de seu fundo e de completar imagens a partir de poucas pistas. Os gestaltista estavam preocupados em compreender quais processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade. A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria.

- Psicanálise: na Áustria, nasceu com o médico Sigmund Freud que a partir da prática médica, recuperou para a Psicologia a importância da afetividade postulando o inconsciente como objeto de estudo e quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.

Até o século XVII os filósofos estudavam a natureza humanamediante a especulação, a intuição e a generalizaçã, poisbaseavam-se na sua pouca experiência. Até este período, ohomem olhava para o passado a fim de obter as suas respostas. Somente aplicavam instrumentos e métodos científicos que já se tinham mostrado eficazes nas ciências físicas e biológicas.Contudo, ocorreu uma transformação substancial nos seusestudos, fazendo assim um estudo essencialmente científico,apoiado em observações e experimentações cuidadosamentecontroladas para estudar a mente humana, fazendo com que aPsicologia alcançasse uma identidade que a distinguiria das suasraízes filosóficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com