TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homens

Tese: Homens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Tese  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

Um guia para compreender essa terra estrangeira. Como funciona o radar infalível para detectar um rabo de saia à distância, mas incapaz de localizar o leite na geladeira? E por que eles não telefonam no dia seguinte? Esses e outros enigmas finalmente desvendados

Prepare-se para entrar em território desconhecido: a cabeça masculina. O que faz com que um homem se comporte e reaja de forma inexplicável para uma mulher? Na verdade, explicações existem e vão do funcionamento cerebral ao condicionamento sociocultural. Mas a ciência não tem resposta para tudo. Ainda bem. O mistério é fundamental no jogo de sedução. Segundo a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, o interesse sexual que a maioria dos homens tem pelas mulheres determina seus desejos e objetivos e também o comportamento para alcançá-los. A questão é que, na hora da conquista e mesmo no cotidiano, ele agirá como um legítimo representante do gênero - o que nem sempre corresponde às expectativas das mulheres e pode até parecer uma incógnita para elas. Confira as explicações para alguns enigmas.

Visão seletiva

Não reparam no nosso vestido, mas notam as bonitonas

É isso mesmo. Ele pode não perceber que você cortou o cabelo, mas está predisposto a notar uma fêmea atraente - seja você ou qualquer outra do pedaço. Isso acontece porque o homem enxerga na mulher os signos relacionados à atração sexual. E isso não inclui detalhes, segundo Ailton Amélio da Silva, professor de psicologia da USP e autor de Relacionamento Amoroso - Como Encontrar Sua Metade Ideal e Cuidar Dela (Publifolha). "Estudos mostram que os fatores mais importantes para o homem são: índice de massa corporal - a relação entre peso e altura -, proporção entre cintura e quadris e atributos de juventude, como tônus muscular e viço da pele. Eles sinalizam saúde, capacidade reprodutiva e marcam a diferença entre homens e mulheres", diz o especialista.

Do ponto de vista neurológico, o que se sabe é que a percepção visual dos meninos se desenvolve primeiro no hemisfério direito - que se ocupa sobretudo do objeto como um todo, de sua disposição espacial. "Motivo pelo qual o homem vê mais o jeitão da coisa", resume o neurologista Mauro Muszkat, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Já nas meninas, desenvolve-se primeiro o hemisfério esquerdo - responsável pela decodificação das partes e dos detalhes.

Mas, supondo que o seu homem comece a se interessar pelo jeitão de outra mulher, ele pode muito bem disfarçar e conter seus ímpetos. Afinal, o cérebro masculino não é feito apenas de estruturas relacionadas à excitação sexual. "Ele também está equipado com as estruturas do córtex pré-frontal, que permitem a autopercepção e o controle do próprio comportamento", completa Suzana Herculano-Houzel.

Memória específica

Eles se esquecem das datas mais importantes

Como a capacidade de o cérebro humano armazenar informações e resgatá-las não é ilimitada, todo mundo tem que escolher o que quer lembrar - seja de cabeça, seja por outros meios. É simples assim: se a pessoa delega a um funcionário - ou ao alarme do celular - a tarefa de lembrá-la de um compromisso, não se preocupará mais em recordar-se dele, por mais importante que seja. Alguém ou algo o fará por ela.

Como na nossa cultura lembrar datas de relevância amorosa ou familiar cabe normalmente às mulheres, o homem vai deixar isso de lado - mesmo que considere significativo - e ocupar o espaço da memória com outras informações. "Se ele nunca se lembra e a mulher se ressente, ela precisa remarcar que considera importante", diz a psicanalista Cida Lessa, especialista em sexualidade. Ela alerta que nem todos os homens sofrem desse tipo de amnésia. "O que interessa é prestar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com